• Nelson Moleiro

Domaine Thillardon Les Blemonts Chénas 2019


Domaine Thillardon Les Blemonts Chénas 2019
Domaine Thillardon Les Blemonts Chénas 2019

Chénas é uma das dez sub-regiões autorizadas em Beaujolais, por curiosidade a mais pequena. Normalmente não são estes crus que procuro em Beaujolais, ando mais por Morgon e Brouilly, tentando provar vinho que não nos traga mais do mesmo, mas que diferencie. Jean Foillard é nome incontornável, é ali que reside o meu porto seguro, não há que enganar. Nomes como Thivin, Lapierre, Lapalu, Jean Paul Brun ou Jean Marc Burgaud também já procurei mediante dicas ou compra de oportunidade, tentando com isto estender a experiência de prova vendo semelhanças e diferenças. A meu ver, a gastar dinheiro consistentemente, nada bate um bom Morgon Côte du Py de Jean Foillard.


Desta vez deparei-me com um produtor biológico que já tinha de visto de nome e com boa relevância de opinião dos seus Gamay em Chénas, Domaine Thillardon de Paul Henri e Charles Thillardon. Chénas está nas sombras de Moulin-à-Vent, contudo jovens viticultores mostram que afinal de contas nem tudo é tão linear. Comprei algumas referências e decidi iniciar por um vinho da colheita de 2019, Domaine Thillardon Les Blemonts.


Um vinho elegante e como todos os Gamay de carácter frutado, se bem que o seu nariz é discreto, subtil, sem sensação exacerbada de fruto negro doce e sobrematurado. O que me surpreendeu foi a boca ampla, com frescura e fruta limpa, algumas notas de terra que realçam no tanino fino, e uma baixa percepção alcoólica que, com a boa acidez, confere ao conjunto harmonia, equilíbrio, e bons argumentos gastronómicos.


Castas: Gamay


Região: Beaujolais, França


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 19,50€


Domaine Thillardon Les Blemonts Chénas 2019

Domaine Thillardon Les Blemonts Chénas 2019


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo