• Nelson Moleiro

Dominio do Bibei Lacima 2015


Dominio do Bibei Lacima 2015

Tirando alguns produtores mais conhecidos e estabelecidos na Galiza, a produzirem albariños nas Rías Baixas, a região sempre foi obscura e praticamente invisível do radar vínico. Então sub-regiões menos faladas como Ribeiro e Ribeira Sacra, permaneceram, até há poucos anos, no esquecimento. Considero a Ribeira Sacra uma das regiões mais ricas em termo de potencial em vinhos tintos, pelo menos do que vou provando, o estilo de vinho que bebo e procuro, a fazer recordar alguns vinhos da Borgonha e do Dão. Usa-se maioritariamente uva Mencía, a Jaen portuguesa, e muitas das vinhas são bem antigas e históricas. No início da década de 2000 emergiu um produtor que revitalizou a região e trouxe o Val do Bibei para as bocas do mundo, esse produtor foi o Dominio do Bibei, muito graças à visão e trabalho da irreverente Laura Lorenzo que por lá trabalhou durante 10 anos. Ao longo dessa década, a jovem enóloga e viticultora biodinâmica, criou um estilo de vinhos próprios, baseado na elegância, subtileza, frescura e rusticidade dos vinhos, e com uma forte aptidão para envelhecimento. Em 2014 Laura lançou-se num projecto próprio, a Daterra Viticultores, que me faz julgar que a colheita de 2015 já não tem a sua autoria, mas reflecte o seu trabalho de longa data.


Cor limpa, bons aromas de fruta madura, que se misturam com algumas notas de especiarias e de tosta, mas não perde a identidade vinosa. Na boca é cheio, redondo, profundo, com secura e maciez. Apesar do estágio em barrica, a oxigenação no copo torna a sua sensação discreta e secundária, bom volume e acidez, mineralidade e frescura, guloso. Flui no copo, fluem vários copos, flui a garrafa, ups!


Este não é um vinho barato, existem gamas abaixo a custarem metade que reflectem e exemplificam tudo o que disse, mas é um grande vinho e gostaria de ter a sorte de vir a provar novamente este 2015 com mais 5 anos de garrafa.


Castas: 70% Mencía, 20% Brancellao, 5% Mouratón, 5% Sousón


Região: Ribeira Sacra, Galiza


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 35€


#dominiodobibei #mencia #ribeirasacra #galiza #espanha




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle