• Nelson Moleiro

Egly-Ouriet Blanc de Noirs Grand Cru 'Les Crayeres' VV

Atualizado: Mar 29


Após ter bebido o Brut Tradition e o Vieillissement Prolongé (VP), é altura de experimentar o champagne Blanc de Noirs 100% Pinot Noir deste grandioso Vigneron. Para quem não sabe, a designação Blanc de Noir num espumante significa que são usadas somente uvas tintas, em se retiram as películas aos bagos de uvas após prensagem, as uvas são esmagadas o sumo obtido é genericamente incolor.


A região de Champagne é provavelmente a região vitivinícola mais famosa do mundo, toda gente sabe o que é um champagne, ou pelo menos alguma vez ouviu falar e reconhece este género de vinho, consciente ou inconscientemente.

Este champagne Egly-Ouriet de uvas tintas, contrariamente ao que julgava em comparação aos seus pares de lotes de Chardonnay e Pinot, apresenta-se mais elegante, com menos estrutura e sensação de aromas ou sabores estágio. É tremendamente completo e complexo, mais mineral, equilibrado, com volume de boca, acidez alta, cítrico, a revelar várias camadas em boca, com uma mousse cremosa com bolha fina.


100% Pinot Noir de vinhas velhas com mais de 70 anos na parcela legendária Les Crayères em Ambonnay. Fermenta e estagia em barricas de carvalho sem realizar a maloláctica. Um lote elaborado com 60% colheita 2012 e 40% colheita de 2011, com envelhecimento de 72 meses sobre borras em cave. Um champagne bruto de pouco mais que 6g/L de açúcar, não clarificado nem filtrado.


Castas: Pinot Noir


Região: Champagne, França


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


Preço: +/- 140€

#champagne #frança #pinotnoir #eglyouriet

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle