Nelson Moleiro
Egly-Ouriet Blanc de Noirs Grand Cru 'Les Crayeres' VV
Atualizado: 29 de mar. de 2020

Após ter bebido o Brut Tradition e o Vieillissement Prolongé (VP), é altura de experimentar o champagne Blanc de Noirs 100% Pinot Noir deste grandioso Vigneron. Para quem não sabe, a designação Blanc de Noir num espumante significa que são usadas somente uvas tintas, em se retiram as películas aos bagos de uvas após prensagem, as uvas são esmagadas o sumo obtido é genericamente incolor.
A região de Champagne é provavelmente a região vitivinícola mais famosa do mundo, toda gente sabe o que é um champagne, ou pelo menos alguma vez ouviu falar e reconhece este género de vinho, consciente ou inconscientemente.
Este champagne Egly-Ouriet de uvas tintas, contrariamente ao que julgava em comparação aos seus pares de lotes de Chardonnay e Pinot, apresenta-se mais elegante, com menos estrutura e sensação de aromas ou sabores estágio. É tremendamente completo e complexo, mais mineral, equilibrado, com volume de boca, acidez alta, cítrico, a revelar várias camadas em boca, com uma mousse cremosa com bolha fina.
100% Pinot Noir de vinhas velhas com mais de 70 anos na parcela legendária Les Crayères em Ambonnay. Fermenta e estagia em barricas de carvalho sem realizar a maloláctica. Um lote elaborado com 60% colheita 2012 e 40% colheita de 2011, com envelhecimento de 72 meses sobre borras em cave. Um champagne bruto de pouco mais que 6g/L de açúcar, não clarificado nem filtrado.
Castas: Pinot Noir
Região: Champagne, França
Teor Alcoólico: 12,5% Vol
Preço: +/- 140€