top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

Eremitas Paulo de Tebas 2018


Eremitas Paulo de Tebas 2018
Eremitas Paulo de Tebas 2018

Mateus Nicolau de Almeida é um produtor de vinhos no Douro com pedigree, representa a quinta geração da Família Nicolau de Almeida. Há uns anos embarcou num projecto pessoal em Vila Nova de Foz Côa, onde sempre incutiu práticas de viticultura biológica e biodinâmica, procurando genuidade e repercussão da origem nos seus vinhos do Douro Superior.


Os Eremitas são vinhos brancos de parcela, uva Rabigato, e que se distiguem por diferentes características do solo de origem. Desta forma conseguimos ver comportamentos distintos.


Eremitas Paulo de Tebas 2018. Nariz aromaticamente intenso com alguma fruta branca, pêra, citrinos, e numa fase inicial com alguma redução e ligeira agulha. Precisa de respirar para estabilizar. Em boca é estruturado e com volume, cheio de matéria, com bastante complexidade, sinto algum fruto seco, bastante secura e com um certo amargor no final envolto numa salinidade refrescante. É fresco, distinto, em que o único pormenor negativo que lhe aponto é talvez uma certa percepção alcoólica em segundo plano. Um vinho branco apto a suportar uma gastronomia mais consistente e temperada. Curiosa também a escolha do formato de garrafa, a lembrar os Riesling de Mosel e Alsácia.


Parcela Paulo de Tebas


“Solo medianamente profundo com uma micro falha de quartzo a atravessar a parcela, 400 metros de altitude.


Vinificação de pisa a pé dos cachos inteiros em calcatórium (bacia de granito) durante 3 horas seguido de prensagem em prensa vertical. O mosto corre por gravidade para cubas de cimento em adega subterrânea com ótimas condições naturais de temperatura e humidade. A fermentação espontânea é feita sem controlo de temperatura. Estágio de 1 ano em cubas de cimento.”


Castas: Rabigato


Região: Douro


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 20€



Eremitas Paulo de Tebas 2018

Eremitas Paulo de Tebas 2018

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page