• Nelson Moleiro

Espera Castelão 2015


Espera Castelão 2015
Espera Castelão 2015

Espera Wines é um projecto pessoal do enólogo e produtor Rodrigo Martins na região Oeste, Alcobaça. Com castas locais, que sempre se adaptaram à região ao longo dos tempos, procura produzir vinhos autênticos, que reflectem o terroir de origem, mas com pendor de elegância e de marcada qualidade. Confesso que já conhecia o projecto de nome mas nunca tinha provado os seus vinhos. Bebi recentemente o seu Castelão num dia vulgar de semana a um almoço, na colheita de 2015, e fiquei agradado pelo perfil que mostra, que me incute curiosidade de conhecer um pouco mais.


Espera Castelão 2015. Fruto vermelho maduro no nariz, bagas, frutos silvestres e umas notas balsâmicas da barrica. De cor viva, em boca o tanino mostra-se macio, uma macieza que lhe confere elegância sem deixar de ter bom volume e corpo, mantém equilíbrio entre fruta e frescura, muito persistente e com acidez viva, tenso, e com um travo vegetal interessante mesclado com alguma salinidade, trazendo aptidão gastronómica ao vinho. Passou com distinção o desafio do tempo, a barrica não se mostra como actor principal, agradeço, como uma interessante abordagem ao Castelão, vinhos que habitualmente não consumo, então da Península de Setúbal fujo deles.


Vinhas em solos argilo-calcários, com desengace total e fermentação espontânea, e segundo apurei, com posterior estágio de 24 meses em barricas usadas de carvalho francês.


Castas: Castelão


Região: Lisboa


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 14€

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo