• Nelson Moleiro

Estoiro Avó Irene 2012


Estoiro Avó Irene 2012
Estoiro Avó Irene 2012

O conhecimento nunca fez mal a ninguém, já diz o ditado, o conhecimento não ocupa lugar. É a chave do sucesso quando aplicado à riqueza que a ruralidade oferece. Saber fazer bem e melhor, respeitando a herança e património culturais. Neste projecto da Beira Interior, Estoiro Wines, as vinificações recorrem a princípios artesanais e minimalistas, havendo foco e cuidado especial em práticas de viticultura de sustentabilidade e de pouca intervenção por respeito ao terroir, procurando repercutir o local dos vinhos produzidos.


O Estoiro Avó Irene é um vinho de autor, uma edição especial que arrisco dizer, experimental. Produziram-se apenas 200 garrafas na colheita de 2012. Muito seco em boca, herbáceo, fruta negra e vermelha de elevado grau de pureza e com boa maturação, tanino fino ainda presente, ligeiro químico inicial no nariz, algum floral, com carácter rústico e vinoso. Sinto alguns aromas que não consigo caracterizar, subtis, que associo mais à mistura das castas no field blend do que à evolução, lembrando por vezes cogumelo. É a minha percepção da garrafa que abri, toda e qualquer garrafa de um vinho não industrializado e padronizado é única, um sistema vivo que evolui com o fim de ser bebido por um público heterogéneo. Vejo isso muita na experiência que tenho nos vinhos Dão clássicos e com alguma idade de guarda.


É um vinho diferenciado. Surpreende a elegância que a idade lhe deu, finesse, mas mantendo garra e tensão, com nervo e frescura a transmitirem equilíbrio e harmonia, que deixam adivinhar um futuro auspicioso em garrafa num vinho já com 10 anos. Um vinho que me faz lembrar alguns vinhos no Dão.


Nota do produtor:


"Vinhas antigas, colheita manual, pisa a pé em lagar de granito, Fermentação espontânea, leveduras indígenas. fermentação pelicular com engaço. Sem filtração e afinações, 60 meses de estágio em borras fias em cubas de inox, seguindo-se estágio em garrafa" (engarrafado em 2017)


Castas: Touriga Naconal, Touriga Franca, Aragonês, Rufete e Marufo


Região: Beira Interior


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 32€


Estoiro Avó Irene 2012

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo