• Nelson Moleiro

Estoiro Wines - Vinhas Antigas Branco 2019 e Rosé Old School 2020


Estoiro Vinhas Antigas Branco 2019
Estoiro Vinhas Antigas Branco 2019

O percurso natural de um apreciador de vinho leva a caminhos diversos ao longo dos anos, descobertas, tendências, manias e tudo o mais. Também vamos convergindo num determinado gosto, e com alguma experiência de prova global e honestidade intelectual, passamos a não gostar de "tudo", ou então a relativizar vinhos e estilos que anteriormente considerávamos estar num patamar elevadíssimo.


Estamos numa fase algo dinâmica no mundo dos vinhos, pode não parecer ao imediato, mas muitos pequenos projectos vão emergindo e aqui e ali aparecem umas coisas porreiras que fogem à monotonia e replicação. No passado mês de Junho, numa visita a um evento de vinhos, o Enóphilo Wine Fest em Coimbra, conheci um produtor muito interessante, Estoiro Wines - Ementa de Portugal, que produz vinhos sem D.O. na Beira Interior. Tendo provado os seus vinhos, e tendo ficado altamente impressionado, teria que os voltar a beber em casa na calmaria veraneante, os eventos são bons para conhecer, conviver, mas é preciso trazer os vinhos para o ambiente do dia-à-dia.


Estoiro Vinhas Antigas Branco 2019. Branco à moda antiga com alguma maceração, pleno de matéria mas com frescura, há concentração e conteúdo, não confundir com opulência. Esta é uma riqueza do field blend e blend de uvas brancas que as regiões da Beira Interior, o Dão e algum Douro Superior conseguem incutir aos seus brancos.

Síria, Arinto, Malvasia Fina, Viosinho, Fernão Pires, Alicante Branco e Fonte Cal, revela um nariz adulto, cativante pela elegância, com fruta branca de caroço e algum vegetal, maçã verde. Em boca mostra o seu lado mais vigoroso e tenso com boa acidez e complexidade, amplo e longevo no final. Já integrado mas com boa perspectiva evolutiva, oferece estrutura mas leveza de corpo em simultâneo, equilibrado e harmonioso. Um vinho muito gastronómico e que me seduziu, destaco-o pela diferença qualitativa. Um produtor a ter em consideração no futuro, a reter.


Castas: Síria, Arinto, Malvasia Fina, Viosinho, Fernão Pires, Alicante Branco e Fonte Cal


Região: Beira Interior


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 17€


Observações do Produtor: "Vinho de Autor, vinhas antigas, colheita manual, desengace e esmagamento em bica aberta. Fermentação espontânea, leveduras indígenas, com controlo de temperatura a 20ºC. Sem filtração e afinações. 12 meses de estágio em borras finas com ligeira bâtonnage em cuba de inox. Decantação natural durante 6 meses até o engarrafamento."


Estoiro Rosé Old School 2020
Estoiro Rosé Old School 2020

Estoiro Rosé Old School 2020 é um rosé de tempo feito lentamente, puxa ao carácter vinoso e com forte influência da mineralidade, que sem perder o lado fresco e frutado investe num perfil com mais presença e complexidade, e que em espaços conjuga na prova as valências de um bom vinho branco com a especificidade das uvas tintas. Nariz com fruto vermelho e de bosque, no paladar frescura e mineralidade, algum tanino macio, ligeiro corpo e com secura de final de boca que o torna salivante e muito dinâmico à mesa já que é um rosé que facilmente acompanha pratos mais compostos e com algum peso.


Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Marufo e Touriga Fêmea


Região: Beira Interior


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 13€


Observações do Produtor: "Vinho de Autor, vinhas antigas, colheita manual, desengace e esmagamento em bica aberta. Fermentação espontânea, leveduras indígenas, com controlo de temperatura a 20ºC. Sem filtração e afinações. 12 meses de estágio em borras e decantação natural até o engarrafamento."



Estoiro Vinhas Antigas Branco 2019

Estoiro Rosé Old School 2020

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo