• Nelson Moleiro

Fazenda Agrícola Augalevada Mercenário Branco 2017


Fazenda Agrícola Augalevada Mercenario Branco 2017

Hoje assistimos a tendências muito distintas quando toca a preferências dos consumidores de vinhos, algumas mesmo antagónicas. Há quem continue a procurar oferta de vinhos com bastante extracção, concentração, álcool e estágios longos e castradores em madeira. Do outro lado da barricada, alguns enófilos que pedem vinhos com mais elegância, mais subtis, fáceis de beber, com menor teor de álcool, mas mantendo complexidade e identidade próprias. Identifico-me sobretudo com este segundo grupo, mas sou um indivíduo moderado. Na Galiza surgiu um produtor com práticas e ideologias biodinâmicas, pouco conhecido e falado, mas que a meu ver saltará para a ribalta dentro de pouquíssimo tempo. Falo da Fazenda Agrícola Augalevada.


O seu exemplar monovarietal de albariño, já aqui falado no blog, é um vinho arrebatador, bastante expressivo e com nervo, tenso. Este Fazenda Agrícola Augalevada Mercenario Branco 2017, também um vinho da sub-região de Ribeiro, é o vinho de entrada de gama do produtor, um lote com Trajadura (50%), Albariño (20%), Palomino (15%), Caíño Branco (10%) e Torrontés (5%). Este vinho não é certamente aquele para onde os holofotes apontam ao imediato, mas acaba por ser uma boa surpresa, muito mais elegante e consensual. Tem menos matéria mas ganha em elegância e equilíbrio, talvez a trajadura lhe confira mais volume em boca e domestique a acidez. É daqueles vinhos que dá imenso prazer de acabar a garrafa, descomprometido, óptimo par à mesa com inúmeros pratos de peixe e marisco, um vinho coma penas 11% de teor de álcool.


70% do lote fermenta em ânforas de 400 litros e os restantes 30% em barricas de carvalho usadas de 500 litros. Depois repousou e estagiou 7 meses nas mesmas ânforas e barricas antes de ser engarrafado.


Castas: Trajadura (50%), Albariño (20%), Palomino (15%), Caíño Branco (10%) e Torrontés (5%)


Região: Ribeiro, Galiza


Teor Alcoólico: 11% Vol


PVP: +/- 13,50€


#galiza #vinhosbiodinamicos #albarino #ribeiro





© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle