• Nelson Moleiro

Fazenda Agrícola Augalevada Ollos de Roque 2018


Fazenda Agrícola Augalevada Ollos de Roque 2018
Fazenda Agrícola Augalevada Ollos de Roque 2018

Iago Garrido Pascual lançou um projecto na Galiza, região de Ribeiro, de filosofia experimental e identidade muito próprias, que vem mostrado uma evolução qualitativa e reconhecimento colheita após colheita. Já falei destes vinhos algumas vezes e são espécimes regulares na garrafeira pessoal. Caso pretendam conhecer e aprofundar um pouco mais sobre alguns vinhos deste produtor, poderão ver alguns textos anteriores sobre o Fazenda Agricola Augalevada Mercenario Parcela Eiravedra 2017 (clicar aqui) e Fazenda Agrícola Augalevada Mercenário Branco 2017 (clicar aqui). O Ollos de Roque acaba por ser o vinho de gama mais alta, e sobre o qual ainda não tinha proferido opinião.


Ollos de Roque 2018 mostra de caras o estilo desalinhado, disruptivo, evidente redução no nariz que torna-se menos marcada com a abertura do vinho pela oxigenação. Aroma citrino com elevação de fruta como principal descritor, na boca uma deliciosa acidez que activa as células epiteliais da mucosa palatina, muito aberto, a pedir comida que nos remeta ao oceano, ostras, marisco, pescado. Um vinho tremendamente salivante em boca, com volume e estrutura médios, de baixo teor alcoólico, somente 12% vol de álcool, mas muito preciso e rectilíneo em prova. Bebi há precisamente 2 anos a colheita de 2017, que na altura me pareceu mais integrada e equilibrada, este 2018 apesar de ter mais tempo está com mais tensão e nervo.

Vinhas novas com pouco mais de 10 anos em solo de granito decomposto, castas tradicionais na região, produtor que obedece a princípios minimalistas na viticultura e vinificação, sendo pioneiro na certificação de vinificação biodinâmica na região do Ribeiro. Fermentação inicial em inox e finalização em ânforas, com posterior estágio de cerca de 7 meses com as borras finas em ânforas enterradas e barricas velhas.


Castas: Treixadura, Lado e Agudelo


Região: Ribeiro, Galiza


Teor Alcoólico: 12% Vol


PVP: +/- 20€



Fazenda Agrícola Augalevada Ollos de Roque 2018

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo