top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

Filipa Pato FP Bical e Arinto 2015


Filipa Pato FP Bical e Arinto 2015
Filipa Pato FP Bical e Arinto 2015

Filipa Pato é um nome que aparecerá sempre directa e indirectamente associado a seu pai, Luís Pato, um dos senhores da Bairrada e da sua história vitivinícola. Contudo, apesar do apelido que lhe confere grande dose de responsabilidade, Filipa vem fazendo o seu próprio caminho e trajecto como produtora.

Os vinhos Filipa Pato são daqueles vinhos e projectos que na globalidade me parecem passar despercebidos, intencionalmente discretos diria, isto porque não se focam na moda hype, o marketing de lantejoulas com apontamentos em dourado. Ao invés, é um projecto que segue um caminho sólido, com foco na qualidade do terroir e das vinhas, ano após ano, cimentando um aperfeiçoamento progressivo dos seus vinhos. Encontrou como aliado e parceiro, o marido William Wouters, chef e sommelier belga. Junta-se a paixão à intenção de fazer vinhos que os próprios gostam efectivamente de beber, de baixa intervenção na vinha, recorrendo a metodologias de vinificação tradicionais. O conhecimento gastronómico de William e a vasta experiência de ambos na prova de vinhos de referência mundial, faz deste produtor bairradino um dos projectos mais interessantes actualmente no panorama nacional. No passado mais recente a marca passou a englobar o nome da dupla, Filipa Pato & William Wouters.

Este FP 2015 (actualmente designado por Dinâmica), é um blend de Bical e Arinto que repercute a essência e tradição da Bairrada, vinhos com acidez e estrutura que com mais ou menos estágio integram na perfeição com algum tempo de cave, primando pela elegância e harmonia.

No nariz aromas de fruta branca de caroço, pera e citrinos. Mantém neste momento uma acidez contida, uma vivacidade mais ténue e corpo sereno e médio que para fanáticos de acidez lhe chamariam de meio “flat”. É um vinho de terroir salino a envelhecer positivamente e com uma costela genética de continentalidade, juntando à fruta um lado herbáceo e por vezes sensação de cera e um amanteigado. No patamar de preço em que se engloba admira na prova, aposta certa para quem gosta de reunir em cave vinhos de preço cordato para ir abrindo com o avançar dos anos em busca de boas surpresas.


Castas: Bical e Arinto


Região: Bairrada


Teor Alcoólico: 12% Vol


PVP: +/- 10€


Filipa Pato FP Bical e Arinto 2015

Filipa Pato FP Bical e Arinto 2015


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page