• Nelson Moleiro

Filipa Pato & William Wouters Post Quer..s Bical 2020


Filipa Pato & William Wouters Post Quer..s Bical 2020
Filipa Pato & William Wouters Post Quer..s Bical 2020

A interpretação que Filipa e William têm feito na Bairrada foge um bocado ao classicismo de outros produtores da região. Este projecto, entre outros mais recentes, tem procurado oferecer alguns vinhos de fácil abordagem mesmo em novos, com maior ou menor variabilidade no potencial de guarda. Segue na linha das escolhas de um consumidor mais moderno, e a experiência de William Wouters na restauração como sommelier certamente ajudará nesta visão.


Este Filipa Pato & William Wouters Post Quer..s Bical 2020 busca a pureza da fruta, expressão delicada e com vinco na elegância que a Bairrada pode incutir aos seus brancos. Evoluiu positivamente com o arejamento, mantendo sempre uma certa “neutralidade” aromática, com notas de fruta branca de caroço, por vezes casca de citrinos trazida pela ligeira redução, também um ténue pendor floral, bem casado, com finura, que não belisca a subtileza deste vinho, que tem como marcador primordial a mineralidade. Apesar do baixo álcool e leveza de corpo, oferece um prolongamento de boca generoso, cremosidade e termina salivante, seco, guloso, jamais fazendo esquecer que em prova está um vinho de origem num terroir calcário e com fermentação e estágio em ânforas de barro.


Um vinho muito ao estilo que vou elegendo, para beber a solo ou com um bom peixe fresco ou marisco, boa malha.


Fermentação em ânforas de barro com leveduras autóctones e maceração longa pelicular durante um mês. Não sujeito a filtração nem clarificação e com estágio de alguns meses em ânfora.


Castas: Bical


Região: Bairrada


Teor Alcoólico: 11,5% Vol


PVP: +/- 20€


Filipa Pato & William Wouters Post Quer..s Bical 2020



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo