• Nelson Moleiro

François Chidaine Baudoin 2014


François Chidaine Baudoin 2014

Os grandes vinhos brancos internacionais que constam nas minhas preferências pessoais segmentam-se em 3 castas de uvas, Chenin Blanc, Chardonnay e Albariño. Os vinhos de Chardonnay, sobretudo da sub-região de Chablis estão no topo das minhas preferências, pelo seu potencial evolutivo, acidez, cremosidade e estrutura de boca. O Chenin do Loire tem imensas variações de estilo, vinhos cheios de matéria, mineralidade e acidez, ao que se vão juntando alguns projectos hype, que vão buscar novas dimensões e abordagens ao Chenin. Não posso deixar ao lado o Riesling de Mosel e da Alsácia ou o Encruzado da sub-região da Serra da Estrela.


Causa-me muita confusão alguns enófilos nas redes sociais, alavancados na ilusão vínica nacionalista, criticarem desmedidamente quem procura conhecer excelência de terroir e de cultura vínica, alguma independência e critério, focando-se num patriotismo cego, com experiência de prova diminuta, mas com autoestima e arrogância intermináveis para afirmar que possuímos os melhores vinhos do mundo, mesmo sem conhecer, ou conhecendo muito pouco, além do nosso quintal.


François Chidaine é dos produtores clássicos mais reconhecidos no Loire, produz vinhos brancos biodinâmicos de Chenin Blanc de classe mundial relativamente acessíveis, tanto nos vinhos mais secos, como naqueles que intencionalmente tendem a ter maior quantidade açúcar residual.


O François Chidaine Baudoin 2014 insere-se na escala de vinhos secos. Cor de tons dourados, no aroma, uva branca bem madura, fruta de caroço com bastante citrino, ligeira sensação de mel, em boca apontamento vegetal e amargor de boca que lhe confere secura e profundidade de palato. A mineralidade é ponto forte, permanece bastante tempo na língua e mucosa palatina fazendo salivar. Tem um equilíbrio notável entre estrutura e volume de boca, e a frescura que a acidez e mineralidade lhe conferem.


Castas: Chenin Blanc


Região: Loire, França


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 29€


#CheninBlanc #Loire #Chidaine #VinhoBranco





© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle