• Nelson Moleiro

François Chidaine Clos du Breuil 2015


François Chidaine Clos du Breuil 2015
François Chidaine Clos du Breuil 2015

François Chidaine é a referência do Chenin em Montlouis-Sur-Loire, com forte implementação de práticas de viticultura biológica e biodinâmica. A par do Domaine de la Taille aux Loups, são os grandes vinhos daquela zona do Loire.


O Clos du Breuil 2015 é um vinho mais seco, com menos açúcar residual dos vinhos produzidos por François Chidaine, pelo menos no meu universo de conhecimento das referências do produtor. Cor amarelo dourado palha, a perspectivar alguma oxidação ou maceração, o nariz confirma essa oxidação, apesar de limpo e com pureza da fruta branca, ligeiro mel e início do surgimento de alguns aromas terciários. Em boca boa maturação na fruta, citrinos, aqui a oxidação é muito menos notória, a acidez que retém cobre todas estas maleitas, puxa o vinho para o lado da frescura mantendo-o vivo, enérgico, tenso, e em plena harmonia. Muita matéria, de núcleo salino e mineral, boa presença em boca acrescentada pela evolução, um vinho tremendo para testar com uma boa mesa de queijos, sejam de pasta mole ou duros.


As vinhas que são usadas no Clos du Breuil, com idades entre os 40 e 80 anos, estão situadas nas cotas mais altas, em solos de argila com sílex grosseiro sobre um manto calcário.


Os vinhos de François Chidaine são intocáveis para mim, consistência qualitativa enorme nos diversos registos de vinificação.


Castas: Chenin Blanc


Região: Montlouis-Sur-Loire, Loire


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 23€


François Chidaine Clos du Breuil 2015


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo