• Nelson Moleiro

François Chidaine Les Choisilles 2014

Atualizado: Jan 7


François Chidaine Les Choisilles 2014

Se existem vinhos que me têm conquistado sucessivamente são os brancos do Loire, Chenin Blanc é uma uva que aprecio vivamente, uma simbiose perfeita da planta e respectivo fruto com a região, o que gostamos de chamar de forma grosseira de terroir. São vários os estilos de chenin, entre mais secos e vinhos mais doces, aliás entre o Loire e a Alsácia existe um certo paralelismo neste campo. Pessoalmente tendo sempre para as referências mais secas, algo cultural e de gosto pessoal. Contudo, mesmo nos vinhos mais secos, e com uvas colhidas em pleno estado de maturação, habitualmente existe algum açúcar residual aos vinhos, mas que nos melhores exemplares acabam por reclamar nobreza, E isto porquê? Porque existe acidez natural e mineralidade que proporcionam um equilíbrio e harmonia únicos. François Chidaine é nome incontornável, talvez dos nomes mais conhecidos no Vale do Loire, um produtor que produz autênticas relíquias na sub-região de Montlouis-Sur-Loire. A referência Les Choisilles tem-se tornado nos espécie rara de encontrar, a procura é imensa para a oferta disponível. Tive o privilégio de visitar a região em 2017, e a sorte de ter encontrado em prateleira este Les Choisilles 2014.


O vinho apresenta uma cor amarela-dourada que poderia indiciar alguma evolução negativa, e com isto refiro oxidação. Tanto no nariz como em boca o fantasma dissipou-se, o vinho estava impecável, sublime, imaculado, já em forma adulta e afirmativa. Aromas frescos de citrinos, alguma maçã verde, que com o tempo pareceu mostrar uma ligeira sensação de mel ou fruta cristalizada, muito ligeira. Em boca a acidez faz expandir o vinho pelo palato, madeira muito bem integrada com a fruta, seco, vibrante e denso, com muita matéria, que o torna salivante, com ligeiro amargor de fim de boca.

Les Choisilles é um cuvée com vinhas velhas provenientes de Les Epinais, La Taille aux Loups e Clos au Renard.


O ano mal agora iniciou, e o que desejo no capítulo da minha paixão por vinhos, é que 2020 traga vinhos que me proporcionem a mesma satisfação que este Les Choisilles. Feliz ano a todos vós.


Castas: Chenin Blanc


Região: Montlouis-Sur-Loire, Vale do Loire


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 23€


#cheninblanc #francoischidaine #loire #franca



© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle