• Nelson Moleiro

Humus Touriga Nacional 2010


Humus Touriga Nacional 2010

Os últimos tempos tem sido frutíferos em batalhas na comunidade vínica. Sobretudo em duelos épicos entre os defensores de vinhos ditos "convencionais" e os do outro lado da trincheira, os amantes de vinhos "naturais". Artigos de opinião, respostas e contra-respostas, em papel, no meio digital, tem sido uma ramboia. Para mim é bem claro, existe bom e mau vinho em ambos os universos vínicos, de forma clara, objectiva e pragmática. Para chegar a esse esclarecimento, nada melhor que aferir, provar, integrar num gosto pessoal e desfrutar do que se gosta, sem extremismos, o pior inimigo de tudo e todos.


Recentemente bebi um vinho com 10 anos de idade do produtor Encosta da Quinta, o Humus Touriga Nacional 2010. Este produtor de vinhos da região de Lisboa é dos mais conhecidos e consagrados no segmento dos vinhos biológicos, em Portugal. Tendo em conta a idade do vinho, colheita com 10 anos, muitos se mostrariam cépticos ou mesmo afirmariam desdém perante uma garrafa destas, mesmo sem provar o vinho. Eu próprio tenho essas dúvidas, assumo claramente, contudo gosto de dar oportunidade, ver eu mesmo, e crescer ao concluir que me engano tantas vezes nos pressupostos.


Boa maturação, equilíbrio e integração em boca, alguma opulência da casta que já se esperava, mas mostra-se muito afirmativo, elegante e cheio de vida. Surpreendentemente cola-se a um vinho convencional, e digo isto pois esperava algo mais extreme e freak. Numa fase inicial apresenta uma ligeira sensação alcoólica, mas que na generalidade não incomoda e desaparece.

Nariz com violetas, algum vegetal com intensidade moderada, é em boca que seduz pela elegância demonstrada, sedoso, tanino fino e redondo, boa estrutura, acidez e dimensão de boca, com um herbáceo no final que, a par da fruta vermelha em bom estádio de maturação, permite um conjunto muito harmonioso e gastronómico.


Como disse anteriormente, existem sempre exemplos na vida para o bem e para o mal. Este Humus Touriga Nacional 2010, da equipa Bio, merece destaque pela superior evolução e qualidade demonstradas, parabéns.


Castas: Touriga Nacional


Região: Lisboa


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 12€


#vinhotinto #vinhobiológico #touriganacional #encostadaquinta




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle