• Nelson Moleiro

La Estrecha 2016


La Estrecha 2016

Os vinhos das Bodegas y Vinedos Ponce, pelas mãos de Juan Antonio Ponce, têm crescido em notoriedade no panorama vínico Ibérico, muito pela qualidade e diferenciação que demonstram, e pelas castas usadas, inseridos numa região tipicamente quente, a D.O. Manchuela (anteriormente anexada a D.O. Castilla La Mancha). Ponce alia à rusticidade das suas vinhas e vinhos uma vertente que advém, em primeira mão da sua visão, e em segundo, da exigência do perfil moderno de consumo, vinhos de baixa manipulação e intervenção enológica.


Já falei anteriormente de alguns vinhos deste produtor, fiquei fiel consumidor das suas experiências, pelo que deixo referências a algumas leituras extra: Ponce Pino 2016, Ponce P.F (Pie Franco) 2016, e La Xara 2018 (clicar em cima do nome).


Uva Bobal a dar vivacidade de aroma com bastante fruto vermelho maduro, mineralidade e com apontamentos florais, casta tintureira mas de cor aberta, a lembrar Pinot Noir e alguns Gamay de maceração carbónica. Em boca tanino muito fino mas omnipresente, fruto maduro, notável volume de boca, muito fluido e agradável de beber, boa acidez, convida a gastronomia por perto, sabores de Outono enquadram na perfeição. O esqueleto reprodutivo deste vinho é a fruta, limpa, de muito boa qualidade, manifesta ligeira percepção alcoólica retronasal e alguma barrica bem integrada que o torna mais redondo, sedoso, dando estrutura e corpo, alguma especiaria.

La Estrecha vai buscar o nome à parcela que origina este vinho. Estrecha significa “estreita”, “limitada“, “apertada”, 1700 pés de vinha por hectare em solos calcários, vinhas com cerca de 75 anos plantadas a 800 metros de altitude. Não é uma parcela 100% de uva Bobal, mas onde está presente maioritariamente.


Castas: Bobal


Região: Manchuela, Castilla La Mancha


Teor Alcoólico: 14,5% Vol


PVP: +/- 23€


#Manchuela #Bobal #Espanha #BodegasPonce




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle