• Nelson Moleiro

La Galaxia Rosado 2017


La Galaxia Rosado 2017

Por diversas vezes ouvi falar num vinho rosé elaborado em conjunto por Eulógio Pomares e Álvaro Castro na Quinta da Pellada. Surge finalmente a oportunidade de o provar, na sua colheita de 2017, o La Galaxia 2017. Estes são aqueles vinhos que enófilos curiosos não descuram, ainda mais quando junta Quinta da Pellada, o meu produtor de eleição na região do Dão, e a Fento Wines sob a alçada de Eulógio Pomares, enólogo e produtor famoso na Galiza, em particular nas Bodegas Zarate.


O La Galaxia consiste num blend de castas regionais e autóctones, 50% Alfrocheiro, 30% Baga e 20% Tinta Roriz, que se desenvolvem em altitude sobre o maciço granítico serrano. Cada uma à sua maneira, aportam características específicas a este vinho rosé delicado, elegante, seco, mineral, mas com estrutura e profundidade em boca. Sente-se no aroma a harmonia de fruta vermelha com algum herbáceo, em boca tem volume e bastante comprimento, manifestando salinidade e alguma rusticidade.


Na minha ignorância e desconhecimento, mas baseando-me exclusivamente na prova e conhecimento alargado do vinho em questão, Quinta de Saes Rosé, colo este La Galaxia 2017 a esse rosé da Pellada, não vejo grandes diferenças, ressalvando pequenas diferenças.


Castas: Alfrocheiro (50%), Baga (30%) e Tinta Roriz (20%)


Região: Dão


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 10€


#daowinelover #quintadapellada #fentowines #eulogiopomares #vinhorose






© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle