Nelson Moleiro
La Salvación Godello 2018

Decidi tirar uns minutos da minha hora de descanso de almoço para escrever umas breves considerações sobre a uva Godello, maioritariamente usada em brancos na sub-região de Bierzo. Isto porque algumas referências que tenho vindo a provar têm marcado positivamente a minha opinião, os bons Godello mais minerais, fazem-me relembrar alguns Chardonnay e alguns bons Encruzados já com um tempo de garrafa, ressalvadas as diferenças específicas de todos esses vinhos.
La Salvación 2018 é um vinho de César Márquez Pérez, sobrinho de Raúl Pérez, e com ligações familiares às Bodegas Castro Ventosa. Um vinho de vinhas centenárias, que tendo discrição e elegância, consegue ter também volume e largura de boca, fruto branco maduro, uma certa gordura e untuosidade, aspecto presente por vezes nos Godello que tenho bebido e vou conhecendo.
Acho que as melhores referências destes monocasta, conseguem juntar várias componentes que valorizam a prova e apreciação, que permitem ter vinhos equilibrados e harmoniosos mesmo sem grande tempo de garrafa, aromas delicados, com fruta em bom estado de maturação, estrutura em boca e mineralidade, pese embora alguma guarda dos vinhos ser sempre benéfica para uma superior degustação.
Castas: Godello
Região: Bierzo, Espanha
Teor Alcoólico: 13% Vol
PVP: +/- 22€
