• Nelson Moleiro

La Vizcaína La Poulosa (Lomas de Valtuille) 2014


La Vizcaína La Poulosa 2014

Um vinho que emana frescura no nariz, excelentes apontamentos de fruta vermelha fresca, aberto, sedutor. Na boca bastante sedoso, tanino muito macio e fino, elegante, grande volume e comprimento, com fruta limpa envolvida com algumas notas vegetais. Revela uma afinação tremenda, alguns anos de garrafa fizeram maravilhas, equilíbrio, fluidez, assente em boa mineralidade que lhe confere secura. Daqueles vinhos que se bebem sem parar, que nos metem a pensar, que nos maravilham, que foram feitos para desfrutar.


Sinceramente achei que esta garrafa de La Poulosa 2014 seria um vinho que iria gostar pelo estilo em que se insere, também por já conhecer estes vinhos, não julgava era estar tão harmonioso, pensei ser vinho que se manifestaria mais "quente", quando comparado com outras parcelas de zonas mais frescas como El Rapolao ou La Vitoriana. Afinal apresenta-se bastante fresco, acidez presente e ajustada, numa óptima altura para ser apreciado, exemplo de relojoaria suíça, um misto de um estilo Borgonha com Norte do Rhône. As uvas usadas, de vinhas entre 60-80 anos plantadas em solo argiloso, são da casta Mencía, em Portugal a análoga Jaen, contendo uma pequena percentagem de Alicante Bouschet.


La Vizcaína de Vinos é um projecto de Raul Pérez com o seu sobrinho César Marquez. Pérez faz algo que me agrada particularmente, uma filosofia de expressar nos seus vinhos os solos e terroir de origem, um pouco a cultura francesa dos vinhos de parcela. São vinhos que manifestam o carácter do solo e microclima locais, aliado a variações anuais de cada colheita, não tanto um estilo de vinho de cunho enológico. Daí é sempre interessante e curioso ver as pequenas ou grandes diferenças em vinhos de parcelas tão próximas.


Castas: Mencía e algum Alicante Bouschet


Região: Bierzo, Espanha


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 21€


#Bierzo #Mencía #VinhoTinto #LaVizcaína #RaulPérez





© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle