• Nelson Moleiro

Lagar de Besada Añada de Baladiña 2009


Lagar de Besada Añada de Baladiña 2009
Lagar de Besada Añada de Baladiña 2009

Um vinho lançado pela história Bodega Lagar de Besada, que sai no mercado com largos anos de estágio na adega. Estamos a falar de 10 anos, 24 meses sobre borras com battônage, 84 meses de repouso em inox e 12 meses em garrafa. São escolhidas as melhores uvas, das melhores parcelas de vinhas com mais de 45 anos no Val do Salnés. Requer capacidade financeira para tal, mas também confiança no potencial dos vinhos e da casta. Este vinho é lançado nos melhores anos, anos excepcionais, e é a confirmação que esta uva envelhece lindamente e, quando bem trabalhada, é capaz de oferecer vinhos seniores de frescura e jovialidade invejáveis, cheios de carácter e identidade própria. Não conheço muitos albariños no mercado com estas características, anda tudo ávido por novas colheitas.


Faz lembrar alguns Rieslings Alsacianos e de Mosel com alguns anos, mas sem evidenciar as notas petroladas. No nariz os aromas de citrinos maduros, alguma fruta branca de caroço compotada e flores. Em boca revela muita profundidade, excelente acidez e mineralidade, alguma percepção da autólise das leveduras, texturado, com ligeiro mel, rico e complexo.


Um vinho para apreciadores e conhecedores dos brancos galegos, Mas a maior surpresa de um vinho lançado com 10 anos com estas características, os 20€ a que é colocado no mercado! E perante isto retirem as ilações, comparações e conclusões que entenderem.


Castas: Albariño


Região: Rías Baixas


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 20€


Lagar de Besada Añada de Baladiña 2009

Lagar de Besada Añada de Baladiña 2009

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo