• Nelson Moleiro

Las Toscas 2019


Las Toscas 2019

Este é um vinho feito com uva Listán Blanco, casta autóctone de Tenerife, proveniente de vinhas velhas com idades entre os 150 e 200 anos plantadas em pé franco a 1400 metros de altitude. Essas vinhas situam-se na zona de Las Dehesas no Valle del Guilmar, onde, segundo Inaki Garrido, se conseguem produzir vinhos com particularidades distintas de outras zonas da ilha, como é o caso do Valle de La Orotava, que conheço mais profundamente com os Vidonia e Trenzado das Bodegas Suertes del Marqués.


Curiosamente este Las Toscas, um projecto insular de Inaki Garrido, é produzido em parceria com Suertes del Marqués. O Listán Blanco é fermentado com as leveduras selvagens/autóctones, parte em barrica nova de carvalho alemão e húngaro e a outra parte em barrica usada de carvalho francês. Depois da fermentação deixa-se repousar só com presença de borras finas e sem recorrer a bâttonage. Produção de 1200 garrafas.


Beber um vinho como o Las Toscas é uma experiência única e diferenciadora, é sentirmo-nos a surfar a grande onda Atlântica e levar com uma brisa vulcânica nas trombas! Mineralidade e fósforo para abrir as narinas, muita matéria e profundidade de boca, uma salinidade pujante, cheio de vigor que em espaços nos remete para uma ligeira sensação de “agulha” no palato. Desaparece com a oxigenação pelo que se aconselha uma decantação prévia. Em alguns momentos, ressalvando as diferenças particulares óbvias, as notas vulcânicas de enxofre, faz-nos parecer estar presente alguns Chenin do Loire, com aquele estilo mais volumoso e de maturação da uva, aliado a mineralidade e acidez, que vejo por exemplo em vinhos de Vincent Carême, em algumas referências de François Chidaine, e mais recentemente no La Lune de Mark & Martial Angeli.


Feliz Natal a todos, com bons vinhos a acompanhar a nossa gastronomia!


Castas: Listán Blanco


Região: Tenerife, Ilhas Canárias


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 30€





© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle