• Nelson Moleiro

Luís Pato Parcela Cândido Vinha Formal Cercial 2015

Atualizado: Jan 7


Luís Pato Parcela Cândido Vinha Formal Cercial 2015

A Bairrada tem conseguido produzir grandes vinhos brancos, no passado, no presente, e certamente no futuro. Afirmo isto sem qualquer dúvida e pudor. Estamos perante o melhor que se faz em Portugal, sobretudo quando pensamos em capacidade evolutiva de um vinho. Luís Pato é um dos grandes nomes regionais, um clássico, uma referência.

Num passado mais recente lançou um vinho em homenagem ao seu amigo David Lopes, gastrónomo e enófilo, um branco de uva Cercial da colheita de 2011, que mais tarde acabaria por estar na génese deste Parcela Cândido. A uva Cercial é uma aposta pessoal de Luís Pato nos vinhos brancos bairradinos, considera que a casta se adapta excepcionalmente ao terroir regional, mantendo e conferindo boa acidez aos vinhos.


Nariz já bastante aberto mas sem ser impositivo, presença de alguma sensação de barrica, muito complexo, com um cabaz de frutos secos, flores brancas, e algumas notas de mel. Em boca é super envolvente, bastante estrutura, denso, preenchimento e longo alcance de palato, com uma acidez e frescura que o seguram e equilibram. Veste fato de gala, elegante, e termina com ligeiro acre que se assemelha a casca de citrino, um conjunto harmonioso envolto numa expressiva mineralidade e salinidade.

Se tivesse que escolher duas palavras que resumissem este Vinha Formal Parcela Cândido, escolheria “complexidade” e “frescura”. É um vinho que merece guarda em cave, será um exercício muito interessante vê-lo com alguns anos de evolução.


Feliz Natal a todos!


"Dr. Cândido era o médico da família, antigo dono desta parcela da Vinha Formal. O Nosso vinho Parcela Cândido é criado com uma casta branca tradicional da região - o Cercial da Bairrada, num terroir único de argilo calcário. Desde 1866, este terroir é conhecido pelo reino português como a capital dos vinhos brancos da Bairrada". - Retirado do contra-rótulo da garrafa


Castas: Cercial


Região: Bairrada


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 20€


#bairrada #cercial #luispato #vinhobranco



© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle