Nelson Moleiro
Marcial Dorado Phara 2015

O Phara 2015, um tinto do Bierzo, tem origem da colaboração de dois conhecidos, Marcial Dorado, figura com algum destaque nas últimas décadas no nosso país pelos seus "verdes" da Quinta do Feital (actualmente partilha um projecto nas Rías Baixas, Destinos Cruzados), e o enólogo e produtor Raúl Pérez. Este, à semelhança como faz com outros produtores, o exemplo que nos é mais próximo é Dirk Niepoort, cedeu a Dorado algumas vinhas centenárias da parcela La Vitoriana de Valtuille, voltada a norte e com solos argilo-arenosos.
Daqui nasceu um tinto berciano muito na linha dos melhores exemplares que Raul Pérez nos tem oferecido, um Mencía muito elegante, sem tanta emanação do lado frutado da casta, com uns anos em garrafa sente-se um ligeiro aroma a carne, na boca tanino fino ainda bem presente, muito mineral e salino, preciso e com boa acidez, para durar em garrafa. Um dos melhores exemplos de um vinho superior e longevo na região, ainda mais quando 2015 foi um ano quente, marcado por um Inverno chuvoso, com Primavera de temperaturas amenas, mas com um Verão quente e pouco chuvoso que levou a uma vindima mais precoce que o habitual.
"100% Mencia. O mosto fermentou em 6 barricas abertas com cachos inteiros e pisa a pé. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês de 228 litros de quatro utilizações durante 15 meses. Das 6 barricas, Dorado descartou uma porque não gostou do sabor que o barrica forneceu. 1500 garrafas deste vinho foram engarrafadas em abril de 2017."
Castas: Mencía
Região: Bierzo
Teor Alcoólico: 13,5% Vol
PVP: +/- 24€

