• Nelson Moleiro

Maritávora N°1 Grande Reserva Branco 2013


Maritávora N°1 Grande Reserva Branco 2013

Nos vinhos brancos portugueses, quando procuramos grandes vinhos, encontramos algumas referências, algumas, mas que têm crescido em número nos últimos anos, sobretudo devido ao incremento qualitativo nos produtores. O Maritávora Nº1 Grande Reserva é um desses exemplos em pleno Douro Superior, vinhas velhas em altitude, com excelente equilíbrio na maturação dos bagos das uvas, e que graças à riqueza e complexidade genética destes troncos de videira, obtêm-se vinhos distintos.


As notas fumadas da barrica são mais incomodativas no início, há presença de barrica mas não aniquila o vinho, a frescura floral e citrina no nariz evolui, e com elegância, acaba por dominar. Excelente acidez em boca, frescor, com estrutura que lhe atribui uma dimensão e longevidade em boca de excelência. Estamos objectivamente na presença de um dos melhores brancos durienses, um vinho que engloba todas as valências, nariz elegante mas a marcar presença, volume, estrutura, acidez e amplitude de boca.


Dito isto a pergunta que coloco agora é, e será sempre, muito controversa. Será que uso de barrica usada em certa medida não valorizava mais estes e outros vinhos? Um grande vinho não é aquele que bebemos e descrevemos sem sequer termos que falar em barrica? O uso da barrica nova não nos faz seguir no caminho de mais do mesmo? Ficamos colados aos vinhos do Novo Mundo. Será a procura e pressão comercial de consumo que o ditam? Faço esta pergunta no escuro, sem qualquer sentido de crítica negativa, somente uma interrogação que coloco. Vejo vinhos de outras regiões, nacionais e internacionais, a ganharem gradualmente valor e reconhecimento no sentido oposto, sobretudo o meu reconhecimento, que é tão e somente o que me importa. Tenho a convicção, que poderá ser cega ou errónea, que outro perfil de estágio levaria este vinho para um outro patamar.


Castas: Códega do Larinho , Rabigato e Viosinho entre outras. Vinhas velhas com mais de 100 anos


Região: Douro


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 32,50€


#douro #vinhobranco #maritavora #rabigato #codegadolarinho #viosinho




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle