Nelson Moleiro
Nanclares y Prieto Soverribas 2017
Atualizado: 16 de set. de 2020

Estamos perante um dos albariños das Bodegas Nanclares y Prieto mais equilibrado, e diria também, ubíquo no sentido de consensualidade. Afirmo isto perante a elegância e acidez características de quem procura um bom branco das Rías Baixas. Certamente agradará a um vasto grupo de enófilos esclarecidos que procuram um vinho delicado, elegante e com personalidade. Talvez das melhores relações preço-qualidade da região, consegue aportar salinidade e frescura quando se procura e compra a marca Rías Baixas, aliado a alguma estrutura e largura de boca de um bom albariño de esqueleto mineral.
Este vinho é da colheita de 2017 mas mostra-se tremendamente jovial e arrebitado, com nervo. A paixão e ânsia pessoal pela procura e prova deste estilo de vinhos faz com que me condene por não conseguir guardar um pouco mais, a solução óbvia seria comprar bem mais, beber alguns e fazer o sacrifício de guardar. Ah espera, não dá para comprar tudo, já me esquecia dessa parte!
As uvas usadas no Soverribas 2017 são oriundas de uma parcela única com mais de 30 anos com orientação a oeste, Paraje Manzaniña. Os solos granito-argilosos aportam ao fruto bastante mineralidade e uma certa unicidade local que conjuga brilhantemente com a frescura e salinidade das brisas atlânticas. A fermentação decorre em tonéis de 2200 litros com cerca de 10 anos, onde repousa sobre as borras com bâttonage semanal por quase um ano.
O vinho, engarrafado com o mínimo de sulfuroso, sem clarificação nem filtração, beneficia de uma decantação prévia ou ser bebido em copo de fundo largo.
Castas: Albariño
Região: Rías Baixas
Teor Alcoólico: 13% Vol
PVP: +/- 18,50€
#RíasBaixas #Galiza #VinhoBranco #Albariño

