top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

Niepoort Vinhas Velhas Branco 2013


Niepoort Vinhas Velhas Branco 2013
Niepoort Vinhas Velhas Branco 2013

De volta aos vinhos da Quinta de Baixo na Bairrada, que lá de tempos a tempos fazem soar o alarme e indignação de um Doutor xaropeiro de ego patológico já inúmeras vezes diagnosticado.


Niepoort Vinhas Velhas Branco 2013, redutivo inicialmente no nariz, citrinos, com boa frescura, ligeiríssima percepção de tonel velho. Em boca cremoso, acidez bem viva e com vigor e tensão, mas com elegância que lhe confere uma tremenda bebilidade, limpo, sem névoas que dissipam o essencial e fundamento de um bom vinho. Apresenta à data já algum volume e corpo, mantém-se seco e longo em toda a prova, integrado e harmonioso, e termina a cravar mineralidade nas gengivas. Há aqui umas comparações a alguns Chardonnay de Chablis que assumo plenamente.


Lembro-me de provar este vinho em novo num daqueles eventos da Bairrada em Sangalhos, e recordo-me bem de como era austero e directo. Na altura tinha menos experiência de prova mas atribuía-lhe um potencial evolutivo enorme, consigo confirmar isso em prova agora. Este 2013 está soberbo.


“O VV branco 2013 provém de várias parcelas de vinhas velhas. Foi vinificado em inox, onde fermentou durante 4 semanas e terminou a fermentação em Fuders. A maloláctica ocorreu em Fuders usados de 1000L com mais de 60 anos provenientes de Mosel, onde estagiou durante 20 meses. Foi engarrafado sem filtração.”


Castas: Bical e Maria Gomes


Região: Bairrada


Teor Alcoólico: 11% Vol


PVP: +/- 27€


Niepoort Vinhas Velhas Branco 2013

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page