• Nelson Moleiro

Occhipinti SP68 Bianco 2020


Occhipinti SP68 Bianco 2020
Occhipinti SP68 Bianco 2020

Arianna Occhipinti após formação em enologia e viticultura em Itália no início dos anos 2000, seguiu para a sua terra de origem em busca do sonho, a ilha Siciliana. Aqui quis dar valor ao contexto local, ao terroir, para produzir vinhos que reflictam as origens, segundo as suas ideologias minimalistas, com princípios naturais e biodinâmicos. SP68 é o nome de uma estrada, no centro da ilha, que há décadas é local de passagem e intercâmbio de muitos produtores sicilianos, e que Arianna hoje também utiliza e eleva de forma simbólica no nome de alguns dos seus vinhos. Em contexto histórico fala-se que a actual SP68 foi uma das primeiras rotas do vinho.


O Occhipinti SP68 Bianco 2020 mostrou nariz que a nível aromático revela-se com apontamentos florais, alguma fruta em menor presença, um aroma que em certos momentos de prova me faz lembrar características de alguns rosés. A presença da uva moscatel confere-lhe possivelmente este perfil aromático mais rico, mas sem exageros. Na boca é muito seco, aqui também não pende para a fruta, a mineralidade apodera-se da mucosa palatina, leve, fresco, com algum herbáceo de fundo, onde a sua identidade é posta a nu com uma forte salinidade e aquela ligeira nota de enxofre, a meu ver muito mais ligeira que outros pares nas Ilhas Canárias. Isto acaba por lhe conferir uma certa finura, difícil por vezes em vinhos que crescem com esta espinha dorsal, e ainda mais num local quente como a Sicília. No que diz respeito ao final de boca, aos os primeiros goles fiquei com a ideia de um pequeno açúcar residual, que se revela completamente errado, iludido por uma ligeira agulha que minutos depois desparece.


O solo é arenoso e com presença de calcário, onde as uvas de Zibibbo (Moscatel de Alexandria) e Albanello foram sujeitas a maceração diária e fermentação com leveduras indígenas em inox, com posterior repouso sobre borras por 6 meses nos mesmos depósitos. Engarrafamento sem qualquer filtração e repouso de 1 mês em garrafa antes de ser comercializado.


Castas: Zibibbo (50%) e Albanello (50%)


Região: Sicília, Itália


Teor Alcoólico: 12% Vol


PVP: +/- 19€


Occhipinti SP68 Bianco 2020

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo