top of page
  • Nelson Moleiro

Ponce P.F (Pie Franco) 2017


Ponce P.F (Pie Franco) 2017
Ponce P.F (Pie Franco) 2017

Existem afirmações que caiem que nem uma luva quando a conjuntura convém direccionar no sentido da justificação pessoal pela opção. No universo dos vinhos existe uma expressão que sempre ouço imensas vezes, que consigo entender em parte, mas que não concordo na generalidade, "consegue-se fazer bom vinho em qualquer lugar". Entendo isso do ponto de vista técnico e analítico, mas é algo redutor, onde se aplica a chapa para justificar a escolha por vinhos não muito apelativos ou aborrecidos. Vinho é também sinónimo de emoção, gosto e identidade pessoal.


Quem acompanha o meu percurso vem percebendo o meu gosto particular pelos vinhos de Juan Antonio Ponce na região de Manchuela, onde implementou nas suas próprias vinhas, os ideais de viticultura biodinâmica. Seria sempre uma região menos óbvia no meu target, continental, quente, mas um produtor que oferece na prática vinhos que encaixam como uma luva no meu perfil, elegantes, frescos, limpos, equilibrados.


O Ponce P.F (Pie Franco) é para mim o porta estandarte da casa, de tudo o que já provei, a melhor relação preço-qualidade sem dúvida alguma. Com 100% uva Bobal, a colheita de 2017 mantém a qualidade das anteriores, nariz com fruta madura, algum floral e com mineralidade de fundo. Em boca mantém aos dias de hoje a revelância da fruta, sem perder tensão, com tanino macio, e onde surpreende pela sua frescura. Sabemos que a fruta madura está lá, mas não belisca, um misto de rusticidade com elegância. Uma referência com consistência qualitativa, a ter sempre em consideração.


Vinhas velhas, entre os 80 anos, de orientação Noroeste e situadas a 850 metros de altitude em solo franco-arenoso. Este monocasta de Bobal que vai buscar uvas a 3 vinhas, P.F Lincha, P.F Olivares e P.F Gallo, fermenta com leveduras indígenas em cubas de carvalho francês de 4500 litros. Posteriormente estagia cerca de 11 meses em barricas usadas de carvalho francês de 600 litros, antes de ser engarrafado sem recorrer a qualquer clarificação e filtração.


Castas: Bobal


Região: Manchuela, Espanha


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 15€


Ponce P.F (Pie Franco) 2017

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page