• Nelson Moleiro

Ponce Pino 2016


Ponce Pino 2016

Os vinhos das Bodegas Ponce, pelas mãos de Juan Antonio Ponce na região de Manchuela, são dos meus alvos constantes do outro lado do muro da Península Ibérica. Por diversas ocasiões falei aqui deste produtor, hoje é dia de falar da sua relíquia vínica no que toca a tintos, Pino, na colheita de 2016.


É um vinho com grande presença de tanino, mas muito fino, que acaba por lhe dar um certo recorte elegante, sensação vegetal e adstringência nobre, articulando rusticidade a modernidade, num conjunto rico e bem conseguido. No nariz notas balsâmicas, vegetais, fruta negra equilibrada com presença em segundo plano. Em boca revela presença, dimensão, bem aberto, mineralidade e fruta q.b., eleva o carácter mais rústico e vinoso, com frescura.


O que surpreende é que compramos este vinho, região de Manchuela, que à partida nos leva para vinhos quentes e concentrados, e Juan Antonio Ponce presenteia-nos com um vinho super fresco, de álcool moderado e guloso. Um dos vinhos tintos espanhóis que mais gostei de beber este ano. Casta Bobal, vinhas em altitude com cerca de 35 anos, na cota dos 700-900 metros, solo calcário, estágio de 11 meses em carvalho francês.


Castas: Bobal


Região: Manchuela, Espanha


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 22€


#Espanha #VinhoTinto #Bobal #Manchuela




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle