• Nelson Moleiro

Quinta da Fata Reserva Tinto 2003


Quinta da Fata Reserva Tinto 2003

A Quinta da Fata, situada na região de Nelas, exemplifica na plenitude a essência do Dão clássico e tradicional, sendo um dos produtores com mais historial no interior vitivinícola nacional. São vinhos de tradição, usando castas tradicionais, que perduram no tempo, recriam um passado e património regionais, sem recorrer a modas e tendências.


Este exemplar de Quinta da Fata Reserva 2003 chegou-me em mãos por intermédio de um amigo, conhecedor ávido dos vinhos do Dão mais remotos, mas um pouco desactualizado nos vinhos que surgem de novas correntes. Pumbas! Esta garrafa permaneceu uma década ou mais numa prateleira, um verdadeiro achado.


A rolha mostrou-e seca e colada, provavelmente muito tempo de guarda de pé. Deu um pouco trabalho mas lá foi possível abrir a garrafa, execução em condições não ideais. O vinho mostra uma cor atijolada a denotar evolução, no nariz uma ténue oxidação, mas em boca manifesta grande elegância, com volume e estrutura. Certamente estamos perante um vinho que seria mais pesado em novo, com aromas e sabores mais concentrados, mas que consegue agora mostrar-se num registo mais fresco, mais apelativo. Bouquet sublime no nariz, algum floral e com alguma fruta negra madura ainda presente, que em boca revela a sua essência, acidez, tanino fino, presença, final longo, imaculado.


É uma região que nos permite esperar, apreciar e agradecer.


Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Trincadeira


Região: Dão


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 10€


#daowinelover #quintadafata






© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle