• Nelson Moleiro

Quinta da Muradella Alanda Branco 2018


Quinta da Muradella Alanda Branco 2018
Quinta da Muradella Alanda Branco 2018

Vinho produzido por José Luís Mateo da Quinta da Muradella na região Monterrei, mesmo perto da fronteira com Portugal, e tal como o seu "irmão" Alanda Tinto, mostra que castas autóctones nas mãos certas, baseando-se em princípios biodinâmicos e de baixa intervenção produzem vinhos de altíssima qualidade e com capacidade de guarda nesta região Galega de clima mais “continental”. Uma ilação a retirar internamente no nosso país.


O Alanda Branco 2018 encontra-se muito fechado no nariz ao início, direccionado à mineralidade, aquela sensação austera que nos marca no início de prova, consigo ir buscar uma ténue fruta branca de caroço e flores brancas, por vezes nota de cera com nuance de baunilha, que nada se relacionam à baunilha dos estágios em barricas novas, apenas uma sensação descritiva sensorial que me surge. Em boca mostra-se pela sua frescura e gentileza, untuoso, com boa cremosidade, não muito expressivo tal como no nariz, revela uma secura no final que me agrada imenso, onde a elegância, boa acidez e precisão são marcadores. Ainda jovem, a pedir mais integração, aparenta ter potencial e pergaminhos para ser um vinho muito sério com mais tempo de garrafa.

Doña Blanca, Godello, Treixadura e Monstruosa de Monterrei de vinhas velhas em Pazos de Monterrei. Solos de xisto, granito e argila com elevações entre os 350 e 700 metros. Fermentação em separado das castas em inox sem se realizar a fermentação maloláctica. O vinho estagia depois 6 meses com as borras em depósito de inox.

Castas: Doña Blanca, Godello, Treixadura e Monstruosa de Monterrei


Região: Monterrei, Galiza


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 18€


Quinta da Muradella Alanda Branco 2018

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo