• Nelson Moleiro

Quinta da Muradella Alanda Tinto 2016


Quinta da Muradella Alanda Tinto 2016
Quinta da Muradella Alanda Tinto 2016

Os vinhos da Quinta da Muradella são das melhores coisas que acedi nos últimos tempos, falando particularmente em vinhos galegos, mas também na generalidade. Alguns fazem moça na carteira, mas o Alanda é das melhores relações preço-qualidade que tenho apanhado, anda ali na ordem dos 18-19€. Há que dar os parabéns a José Luis Mateo pela visão e trabalho rigoroso que executa há 20 anos na Muradella. O que me deixa a pensar e que acaba por me inquietar é o seguinte, a sub-região de Monterrei é logo ali após a fronteira com Espanha, olhando no mapa é a norte de Chaves, então porque temos visões e vinhos tão diferentes dos dois lados, porque deitamos por terra as oportunidades que sempre tivemos?


Super íntegro, delicado, de uma elegância nobre, aroma algo complexo com fruto vermelho fresco, muito ténue especiaria, aberto na cor mas começa algo fechado de nariz. A boca é de uma pureza marcante, tanino muito fino, acidez, um aveludado que cobre a mucosa com alguma untuosidade, pleno de integração, termina com frescura e persistência, com ligeiro amargo vegetal e mineralidade secante que nos faz activa as glândulas salivares. Um vinhaço, custa parar de beber, super limpo sem qualquer marcação pela madeira, uma expressão genuína do local, do fruto em si, fabuloso.

Alanda Tinto 2016, elaborado com castas Bastardo, Mencía, Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet), entre outras em pequena percentagem como Mouratón, Gran Negro e Arauxa. As uvas são provenientes de várias parcelas de vinhas no Vale de Monterrei, cultivadas e mantidas de forma orgânica, preservando a riqueza do património herdado no terroir local. As uvas fermentam com leveduras autóctones, uma parte em inox e outra em cubas de cimento. Depois, parte estagia por 12 meses em barricas usadas e outra parte nas cubas de cimento, formando-se posteriormente o blend final que repousa cerca de 3 meses nas cubas antes de engarrafar.


Castas: Bastardo, Mencía, Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet)


Região: Monterrei, Galiza


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 18,50€


Quinta da Muradella Alanda Tinto 2016

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo