Nelson Moleiro
Quinta da Pellada Encruzado Late Release 2018

Vinhos brancos da Quinta da Pellada e da Quinta de Saes, são vinhos que ocupam uma fatia bem generosa da minha garrafeira, uma questão qualitativa dos vinhos produzidos naquela casa e também de afeição à região e ao potencial que apresenta. Este produtor dá bom uso à matéria prima, um destino honroso às uvas que ali vão crescendo. Vinhos como o Primus (a colheita de 2015 quem deixou escapar, que se lamente agora), ou os Quinta de Saes Encruzado e Quinta de Saes Reserva, estes das melhores relações preço-qualidade em termos de vinhos brancos, imbatíveis, com uma consistência qualitativa colheita após colheita.
Quinta da Pellada Encruzado Late Release 2018 é a novidade mais recente de Álvaro de Castro no mercado, como apreciador e curioso quis ter experiência de prova. Mostra-se com um nariz indissociável à casta e ao carácter e identidade própria do produtor, ainda contido, que se expressará melhor com o tempo, mas já com apontamentos florais e citrícos, com um esqueleto vegetal e mineral aqui ainda com alguma barrica de fundo em plano secundário. Na boca uma doçura no ataque inicial que julgo estar colada à barrica de longo uso, que a meu ver integrará melhor com o tempo, aliás com a oxigenação e abertura do vinho a diferença foi notória, pelo que gostei muito o vinho bebido no dia seguinte. Mostra leveza, com boa acidez e tensão mantendo um bom volume de boca.
O Quinta da Pellada Encruzado Late Release 2018 usa uvas de uma parcela a 500 metros de altitude em solo granítico, fermenta em barricas de 500/600 litros com 5 anos de uso, seguindo-se estágio longo em barrica sem realização de bâtonnage nem adição de sulfuroso, colagem ou filtragem no engarrafamento.
Uma casa com história e tradição que continua a produzir do melhor que Portugal, e o Dão, nos têm para oferecer.
Castas: Encruzado
Região: Dão
Teor Alcoólico: 13% Vol
PVP: +/- 29€

