top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

Quinta da Pellada Primus 2015


Quinta da Pellada Primus 2015
Quinta da Pellada Primus 2015

A Quinta da Pellada dispensa apresentações, tendo já sido exaustiva e repetidamente falada por aqui, o que é de fácil entendimento já que é uma das minhas vacas sagradas no que toca a vinhos portugueses. O Dão é a minha região de eleição e a Quinta da Pellada o meu fetiche, vinhos portugueses de recorte borgonhês, a excelência sem atravessar fronteiras. No que toca a vinhos brancos, que é o que me proponho a falar hoje, a referência Primus é a coqueluche da Pellada, que considero sem qualquer condicionalismo tendencioso, o Branco de Portugal. Falamos de consistência qualitativa colheita após colheita, e um potencial de guarda em cave invejável, vinhos que com 7-10 anos atingem a maturidade e plenitude de prova. Primus é e será sempre um grande grande vinho em qualquer parte do mundo. É um field blend com predominância da casta Encruzado entre muitas outras castas plantadas nas vinhas velhas da Pellada (Verdelho, Bical, Terrantez, Cerceal, Malvasia).


O ano de 2015 é muito falado pelos enochatos como sendo um ano fraco no que toca a vinhos brancos em Portugal, verdadeiros Anthímios de Azevedo, cientistas pragmáticos que ceifam a vitalidade e perspectiva evolutiva de qualquer vinho. Acho na generalidade um bocado contraproducente, sobretudo nos grandes vinhos e terroirs, não existem leis estáticas, dogmas, há que dar tempo ao tempo e efectivamente provar. Ora este Primus 2015, de um ano supostamente mau para brancos, revela superioridade, em linha com o que já esperava dele. Apesar de considerar ainda numa fase de prova precoce, a roçar a pedofilia, já revela bons apontamentos, um vinho gordo a conferir textura e volume de boca, boa acidez e mineralidade, bastante completo e bem ligado.


Ainda bem que decidi apostar neste Primus 2015, vou tropeçando pelas garrafas que cá moram. É para ir bebendo, é para guardar, é para desfrutar, é Pellada!


Castas: Encruzado, Verdelho, Bical, Terrantez, Cerceal, Malvasia


Região: Dão

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

PVP: +/- 32€


#QuintadaPellada #daowinelover #VinhoBranco #Dão


Quinta da Pellada Primus 2015

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page