• Nelson Moleiro

Quinta das Marias Barcelo 2018 (prova versão 2.0)


Quinta das Marias Barcelo 2018
Quinta das Marias Barcelo 2018

Surgiu-me o pensamento madrugador de abrir um vinho branco para partilhar convosco nesta tarde chuvosa, uma chuva tão esperada e desejada por sinal. Aleatoriamente dei por mim a escolher este Quinta das Marias Barcelo 2018, da minha região predilecta em Portugal, e que volto a provar volvidos dois anos. Uma casta regional esquecida em varietal mas que produz excelentes vinhos de guarda, um estilo que assenta que nem uma luva no meu gosto pessoal. Vinhos com finesse e discrição aromática, nada impositivos, uma lição.


O Quinta das Marias Barcelo 2018 revelou um crescendo evolutivo em boca em relação à sua fase inicial, um pouco mais volume e mantendo a acidez vivaça, de perfil delicado e equilíbrio, com muita secura. É um vinho com alguma percepção de acidez, sem pendor frutado no aroma e paladar. Daqueles figurinos enogastronómicos que ficariam muito bem, a meu ver, com umas ostras bem frescas por exemplo. Ganha ser bebido com a temperatura ligeiramente mais alta, pelo que não deverá ser servido muito fresco. Foram produzidas 250 garrafas desta raridade.


Há uns meses tive o prazer de me darem a provar Quinta das Maias Barcelo 2002 ou 2003, não consigo precisar o ano, e mesmo tendo um perfil ligeiramente diferente, permite-me ter a convicção que estes varietais de Barcelo são vinhos que perduram. Ao fim ao cabo estamos a falar de Dão, e na sua génese pura e dura.


Agora só me falta provar o primeiro…


Castas: Barcelo


Região: Dão


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 29€


Quinta das Marias Barcelo 2018

Quinta das Marias Barcelo 2018

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo