• Nelson Moleiro

Quinta das Marias Barcelo 2018


Quinta das Marias Barcelo 2018

Este vinho desperta no enófilo snob e ávido de experiências, uma curiosidade extra visto ser elaborado por uva Barcelo, uva branca da região do Dão, pouco usual em vinhos monovarietais. Tirando a Quinta das Maias, não conheço mais nenhum produtor que produza Barcelo monocasta.


A elegância de nariz, com fruta branca madura de leve apontamento, ténue floral e frescura granítica, barrica pouco presente e escondida muito em segundo plano. Em boca revela-se untuoso, muito equilibrado e delicado, por vezes a fazer lembrar Chardonnay da Borgonha, com acidez presente e dimensão em todo o palato, final bem seco, longo e persistente.


É pelo seu carácter linear de subtileza qualitativa em todo o momento de prova que me seduz, um perfil de vinhos que me agrada imenso ver surgir, é para mim a essência do que deveriam ser os vinhos do Dão, recorte e classe. É um vinho que facilmente coloco num patamar de excelência dos vinhos brancos portugueses, muito afirmativo no que pretende ser, não é habitual ver isto, algo enigmático na esfera pessoal de experiência de prova. Um vinho guloso de beber, pela sua elegância, leveza, delicadeza, discrição. Se tivesse conhecimentos que me possibilitassem fazer um vinho branco no Dão era neste registo que gostaria de assinar o meu vinho, revejo-me nestes vinhos.


Vinificação: “Colheita manual em caixas de 20 kg. Prensagem de uva inteira directamente para barrica e fermentação espontânea com temperatura controlada durante 38 dias. Após a fermentação, esteve em estágio sobre borra fina durante 8 meses, seguido de engarrafamento.”


A Quinta das Marias, pertencente a Peter e Elisabeth Eckert há cerca de três décadas, procura produzir vinhos elegantes, sublimes e de requinte aproveitando as características únicas do terroir do Dão. Num passado recente a enologia passou a estar a cargo de Luís Lopes, que já vinha a desenvolver um trabalho notável na Quinta da Pellada. O que é certo é que, condicionado ou não pelo gosto e respeito pelos vinhos elaborados por este senhor, novos caminhos estão a ser traçados com as uvas provenientes desta Quinta, e este Barcelo aguçou-me muito o apetite para o que virá no futuro.


Castas: Barcelo


Região: Dão


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 29€


#daowinelover #QuintadasMarias #Barcelo #VinhoBranco #DicasJCL





© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle