• Nelson Moleiro

Quinta de Tourais Miura (Blend 2017, 2018 e 2019)


Quinta de Tourais Miura Space Invaders
Quinta de Tourais Miura Space Invaders

O final de Primavera e início de Verão no litoral Oeste lembra por vezes Outono, já para não falar de grande parte do Verão, aqui persiste um microclima no expoente máximo. Nas últimas semanas, o tempo aqui e ali fez as partidas do costume, céu cerrado e chuviscos, nada apelativo para turistar na areia. Foi que me lembrei que tinha uns vinhos na minha mini-garrafeira nazarena, e o repasto, uma carne maturada e a companhia à mesa até coincidiam para o vinho que vislumbrei. Do que me lembrava deste vinho, da ficha técnica entregue pelo produtor, uma mistura de várias colheitas com vista a dar lugar a um vinho equilibrado e que mantivesse a frescura aliada à identidade regional.


Este Miura sem ano, baptizado de Space Invaders, em virtude do rótulo da autoria de Miguel Salazar celebrar o aniversário dos Space Invaders de 1978, é um tinto genuinamente duriense, com notas aromáticas de fruto negro, mas com frescura de bosque, sensação a pinheiro, com alguma barrica de fundo que ainda preferiria em plano mais secundário. É estruturado, complexo, com volume, ainda com algum álcool a sobressair na boca, mas que na perspectiva da sua concepção, mostra uma abordagem inteligente ao não se lançar um vinho em cada colheita quando o resultado não for totalmente satisfatório para a identidade que se pretende criar. Saber aguardar ou criar algo que identifique o Douro, mas sem nunca descurar a frescura ou factor gastronómico de um vinho.


Nota de curiosidade fornecida pelo produtor:


"Miura Tinto

(Nome inspirado num personagem de Miguel Torga)

O Miura começa a ser produzido em 2005 por um desafio de alguns amigos. O desafio era fazer um vinho para eles todos os anos com um rótulo diferente e um blend igualmente diferente. Nos primeiros anos era produzido essencialmente para este grupo de amigos, com uma produção de 2000 garrafas, actualmente produzimos um pouco mais, mas mantemos a tradição de fazer um blend e um rótulo diferentes todos os anos. Todos os anos convidamos um designer de qualquer parte do mundo para nos fazer um rótulo, apelando sempre à criatividade, bem como, à fuga das imagens típicas do Douro. Todas as garrafas de Miura têm no contra rótulo os nomes dos amigos que deram início a esta história de amor entre o vinho e o design. O Miura é um vinho com corpo, estagia sempre em madeira. Este vinho dá vida às castas mais importantes do Douro e apresenta-se sempre com uma cor vibrante e intensa, uma boca super preenchida e final longo."


Castas: Touriga Franca, Sousão, Alicante Bouschet e Tinto Cão


Região: Douro


Teor Alcoólico: 14,5% Vol


PVP: +/- 17€


Quinta de Tourais Miura Space Invaders

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo