top of page
  • Nelson Moleiro

Quinta de Tourais Miura JABA 2021


Quinta de Tourais Miura JABA 2021
Quinta de Tourais Miura JABA 2021

Antes de tudo, JABA é algo que na minha mente remete imediatamente para empresa farmacêutica, ossos do ofício. Depois, sendo um vinho de um microcosmo experimental, levava-me empiricamente para Jaen e Baga. "No Douro? Olha porque não?! Deixa lá ver!" Afinal temos Jaén, Alicante Bouschet e Arinto, tecnicamente um palhete, na prática e em prova não consideraria bem assim, diria um tinto duriense fresco e apelativo, mas já lá vamos.


Quinta de Tourais Miura JABA 2021. Alguma redução inicial no nariz, leve floral, fruto negro primário e por vezes tive sensação de uma ligeira cera após, com baixa extracção e concentração que beneficia a harmonia e equilíbrio do vinho. Em boca tem uma silhueta esgia mas bastante guloso, fresco e enérgico, com tensão, puxa notas terrosas e lagar e em que a fruta madura não pesa, sentindo-se um ligeiro açúcar residual. Faz lembrar algumas abordagens vanguardistas à Mencía no Bierzo, Garnacha e Bobal continentais da região de Madrid e Manchuela (Maranones, Comando G ou Ponce), ou diria mesmo, alguns experimentos Niepoort. Inteligência em, numa zona relativamente quente, usar vinificações menos óbvias ou convencionais de forma a extrair o melhor possível da matéria prima. É o factor experimental que os produtores têm obrigatoriamente de seguir, em tempos diziam ser a moda de alguns wine geeks, hoje está hoje mais cimentado que é procura e demanda do consumidor actual, ponto. Não sou especialista de vendas no sector, mas como consumidor e pelo que vou vendo e apalpando, parece-me o futuro.


Dito isto, se por um lado sou defensor do clássico, fiel a alguns produtores e regiões que mantêm a consistência ao longo de anos, por outro lado percebo que os tempos e mercado mudaram muito, e há que manter um espírito de constante adaptação e inovação, o cliente pede isso mesmo, as novas gerações pedem isso. Tal como a informação, o que acabou de sair do forno, passa a passado e a obsoleto um estalar de dedos.


Castas: Jaén, Alicante Bouschet e Arinto


Região: Douro


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: Desconhecido (amostra oferecida pelo produtor)



Quinta de Tourais Miura JABA 2021




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page