• Nelson Moleiro

Rosa da Mata Alfrocheiro 2016


Rosa da Mata Alfrocheiro 2016
Rosa da Mata Alfrocheiro 2016

O Natal este ano foi mais cinzento para todos. No meu caso, por motivos profissionais, foi afastado da família devido aos deveres da profissão. Mas não foi impeditivo de abrir e provar bons vinhos aliados à gastronomia portuguesa hipercalórica. Foi o caso deste Rosa da Mata Alfrocheiro 2016, que abri ontem e fui apreciando nas pausas para refeição. Hoje tomei-lhe a atenção devida.


Quando o provei há uns anos, ainda em novo, já revelava maciez e elegância de boca. Provado agora, está óptimo, mais integrado e harmonioso na globalidade. Alguns anos extra de repouso em garrafa foram, a meu ver, fundamentais, o Alfrocheiro em novo pode, por vezes, ser bastante exacerbado nos aromas, com algum floral e frutos de bosque bem vincados.


Provando agora este Rosa da Mata 2016, mostra uma bipolaridade interessante, no nariz remete-me para o lado rústico, de bosque e floresta, algum herbáceo, e em boca tanino fino e muito macio, sedoso, fruta vermelha, fluido e com índole senhorial de modernidade. É sem qualquer margem de dúvida um vinho genuíno e obedece ao património histórico regional, mas que alia essas valências uma certa aptidão para um consumidor mais moderno. Um grande valor na região, dos melhores Alfrocheiros ao preço que é vendido, e que enaltece e engrandece o Dão. O Alfrocheiro não é uma casta fácil quando usada a solo, mas quando bem conseguido, produz vinhos de excelência. Parabéns à Patrícia Santos pela visão e ousadia, e consolidação do projecto nas colheitas subsequentes. É um pequeno projecto, muito recente, e que merece continuar a ser acompanhado pois traz qualidade e acrescenta algo mais à região.


Castas: Alfrocheiro


Região: Dão


Teor Alcoólico: 13% Vol


Preço: +/- 16,50€



Rosa da Mata Alfrocheiro 2016

Rosa da Mata Alfrocheiro 2016


Posts recentes

Ver tudo