• Nelson Moleiro

Silice Tinto 2018


Silice Tinto 2018
Silice Tinto 2018

Nos últimos tempos tenho-me questionado sobre o papel de um blogger no panorama vínico nacional, ou melhor onde me posiciono, modéstia aparte, nesse micro-público alvo. A indústria do papel, e a isto refiro-me as revistas, virou série de comédia, credibilidade e inovação inexistentes, grande parte das vezes anedótica, mas a blogosfera não se distancia muito, tirando alguns bons exemplos que guardo para mim e sigo com assiduidade. A conclusão a que chego é que os produtores massa continuam a precisar desses meios para sobreviverem, logo investem na celulose e meios digitais, a sopa dos pobres passou a ser distribuída em outdoors pelas ruas e em banners de plataformas digitais e redes sociais, e há malta que gosta mesmo da panela cheia com medo de passar fome. E onde eu me vejo no meio de tudo? Bem, acho que, e ainda bem, em lado nenhum. Tal como de início, continuo a ter isto como hobby, e vou partilhando opiniões e o meu percurso construído de escolhas e segmentação de gosto. Quando me fartar ou não puder, adeus. Um blogger de vinhos a meu ver emite a sua opinião pessoal, com dose emotiva, é partidário, até mesmo corrosivo, não precisa ser técnico nem isento, e dito isto, eis eu mesmo. Quem não gostar tem bom remédio, chama-se liberdade de escolha num mundo livre meus caros.


A estrada que tenho percorrido tem-me levado a conhecer coisas diferentes, a relativizar opiniões anteriores, a aprender que não vivemos sós neste Universo, e que podemos e devemos aprender com os bons exemplos. Sou apaixonado pelos vinhos galegos, e os vinhos tintos da Ribeira Sacra que tenho experimentado, fruto de alguma pesquisa e recomendações, upa upa. Um perfil de vinho que actualmente procuro beber e me dá bastante satisfação de degustar e recomendar.


Bastante guloso, fruta vermelha fresca, jovial, com manifestação de rusticidade e um esqueleto vinoso notório. São vinhos destes que me remetem ao cheiro da terra, do campo, da vinha, fruta muito limpa. Em boca é vinho fácil de beber, que incrementa essa valência com o baixo teor alcoólico, mas com uma amplitude de boca média, mineralidade e herbáceo que tornam o conjunto equilibrado, sumarento, genuíno, ancestral, vinho de tradições.


Silice Tinto 2018 é um vinho tinto da Silice Viticultores na sub-região da Ribeira Sacra, produzido por Fredi Torres e os irmãos Carlos e Juan Rodríguez. As vinhas localizam-se em Amandi, Lugo, o lote é composto por 80% uva Mencía, e o restante com Merenzao, Albarello e Garnacha Tintorera. Na vinificação usam-se 30% das uvas em cachos inteiros, e o lote total fermenta em tonéis de madeira de 5000 litros onde estagia posteriormente por 9 meses.


Castas: 80% Mencía, e os restantes 20% Merenzao, Albarello e Garnacha Tintorera


Região: Ribeira Sacra


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 15€



Silice Tinto 2018



Posts recentes

Ver tudo