• Nelson Moleiro

Textura da Estrela Branco 2018


Textura da Estrela Branco 2018
Textura da Estrela Branco 2018

Textura Wines é um projecto recente em terras do Dão. Uma aposta e investimento auspiciosos com o objectivo de produzir vinhos de qualidade reconhecida e a ombrear com bons exemplares externos. É a primeira vez que provo um vinho desta casa, comprei uns brancos há uns tempos, e decidi finalmente experimentar, começando por um branco de gama média-alta o Textura da Estrela Branco 2018.


Vinho com alguma turbidez, nariz com notas cítricas e fruta branca envoltas em ténues apontamentos de barrica, mostra uma redução inicial com a típica casca de laranja, que vai desaparecendo à medida que abre com a oxigenação, assemelhando-se a algumas sidras. Boca com bom volume, larga, com citrinos e onde há mais influência da barrica, mas sem incomodar, aportando estrutura e cremosidade. Tem muito boa acidez, salinidade e mineralidade, de final seco. Perspectiva a meu ver um futuro evolutivo muito favorável.

Um vinho de estilo natural contemporâneo e internacional, que considero mais um vinho de autor, de "fórmula", muito bem feito, de qualidade, e que por enquanto e não olhando para a garagem do vizinho, não precisa custar nem se balizar na utopia dos 50-100€. Em prova cega não me remeteria ao Dão, parece-me um perfil mais genérico que pode surgir de variadas regiões internacionais. Saúdo a aposta, inovação e irreverência, à semelhança de outros projectos mais disruptivos na região como António Madeira (A Liberdade) e actualmente também a Quinta das Marias (Crudus).


Provém de vinhas entre os 25 e 60 anos de idade em solo granítico, numa cota de 480 a 550 metros de altitude em Vila Nova de Tázem, Gouveia. Fermentação e estágio durante 11 meses em tonel e barricas novas de carvalho francês. A enologia julgo estar ao cargo de Mariana Vala Salvador com consultoria de Luís Seabra.


Castas: Encruzado, Bical e Cerceal-Branco


Região: Dão


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 18€


Textura da Estrela Branco 2018


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo