• Nelson Moleiro

Tirado a Ferros Tinto 2015


Tirado a Ferros Tinto 2015

Pedro Pimentel é um nome falado ávida e progressivamente no círculo vínico nacional, sobretudo após o surgimento do projecto pessoal com produção de vinhos de marca própria. Em 2015 decidiu embarcar de forma definitiva e séria nesta aventura, fazer vinhos com a assinatura Pedro Pimentel Pereira, juntando um pouco de sal e pimenta à sua actividade de enólogo consultor em alguns produtores. A sua herança familiar permitiu-lhe crescer num ambiente rodeado de pipas, vinhos de índole rústica e tradicional, já a sua paixão e interesse conduziram-no à formação especializada no ramo.


O Tirado a Ferros, tanto o tinto como o branco, surgiram no mercado em versão pop-up nas redes sociais. O preço médio-alto praticado para uma edição de lançamento teve pelo menos o mérito de chamada de atenção. Por mais que digamos que não, ninguém deixa de perguntar "então mas que vinho é este? Um vinho novo, e já neste segmento? Então porquê?". Qualidade, visão, e planeamento aliado a um bom marketing? É certo que é uma receita que resulta em alguns casos, mas não poderá ser uma receita avulso, pois existe sempre muito risco associado, sem qualidade é a morte do artista. O escrutínio dos enófilos vestindo a pele de justiceiros, poderá ser feroz.


Este Tirado a Ferros Tinto 2015, tinha-o bebido pouco tempo depois do lançamento, achei um vinho interessante, diria fiel à região do Dão, com algum perfil vinoso e rústico, nariz ainda fechado com algumas notas complexas de bosque envoltas em fruta madura, mas mostrando-se sofisticado e elegante em boca, com taninos sedosos mas firmes, algum volume . Fiquei sempre na dúvida e expectativa no que daria este vinho com mais tempo de garrafa, se manteria o mesmo registo ou se evoluía.


Voltando a ele, 15 meses depois, é uma certeza que o vinho cresceu, mais integrado e harmonioso, com mais matéria e desenvoltura em boca, com amplitude e de final longo, em que a fruta vermelha e negra maduras estão em perfeita simbiose com um certo esqueleto herbáceo que o define.


Castas: Não fornecidas (Touriga Nacional, Baga e Tinta Pinheira)


Região: Sem DO/IG


Teor Alcoólico: 14% Vol


PVP: +/- 35€


#pedropimentel #tiradoaferros #vinhotinto #tradições




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle