• Nelson Moleiro

Ultreia Saint Jacques 2017


Ultreia Saint Jacques 2017

Ultreia, Bierzo, Raúl Perez, and here we go...! Este será sem dúvida alguma o best buy da região de Bierzo, uma forma bonita e apeladora de iniciar o périplo pelos vinhos do mago Raúl Perez. Muitos são os vinhos deste enólogo/produtor a passarem debaixo dos holofotes deste jornaleco digital, a par das minhas redes sociais, variadas referências, vinhos de pueblo, de parcela, uns mais em conta e outros mais caros e exclusivos.


Quando abria este vinho no fim-de-semana passado, dei por mim a interrogar-me, "como é possível não ter ainda falado do vinho mais ubíquo, acessível e com melhor relação preço-qualidade?". Algo ridículo e elitista demais para o que defendo e me identifico. Este vinho aporta-nos a um gosto pessoal que fui adquirindo de forma gradual, um estilo de vinho tinto mais leve e fácil de beber, frescura e elegância, com carisma e espinha dorsal mais vinosa e tradicional. São produzidas anualmente cerca de 100 mil garrafas, usam-se castas tintas onde predomina Mencía, algum Alicante Bouschet e Bastardo. Um vinho que mantém consistência invejável entre colheitas, um vinho de autor, que inclusive tem adquirido tiques de alguma nobreza, daí ser uma compra óbvia e clara, às cegas, às paletes.


Notas florais exuberantes, com fruta vermelha de alta qualidade, sedoso e equilíbrio em boca entre tanino e acidez. Apesar de pender para o lado frutado apresenta umas notas herbáceas e especiadas complexas que o tornam distinto.


As uvas que originam este vinho provém de vinhas muito velhas, de variados tipos de solos, maioritariamente solos argilo-calcários na vilas de Valtuille e Villadecanes. As uvas fermentam em tonéis de carvalho de 3000 a 5000 litros sem temperatura controlada, com posterior envelhecimento em barricas velhas de carvalho, Não é filtrado nem clarificado.


Castas: 80% Mencía, Merenzao, Estaladiña, María Ordoña entre outras, 20% Godello, Malvasía, Palomino


Região: Bierzo


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 10,50€


#bierzo #raulperez #mencia #vinhotinto #espanha





© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle