• Nelson Moleiro

Vacariça Baga 2010


Quinta da Vacariça Baga 2010
Vacariça Baga 2010

Encontrar vinhos rústicos, pujantes, difíceis em novos mas que integram e crescem com o tempo em garrafa, é muito mais difícil de conseguir nos dias de hoje. Bairrada com a sua uva Baga é um caso singular em Portugal, lembrando em comparação grosseira, Piemonte em Itália. Os bons vinhos requerem tempo para atingirem harmonia e deleite de prova, o estilo de vinificação e princípios do produtor também contam muito, se seguirem tendências e modas, sai tudo ao lado do que disse, encontramos chocolate, fumados, concentração e opulência. E quanto a isso, tem emergido muita oferta nesse sentido de procura de mercado, desvirtuando origens e tradição.

Quinta da Vacariça não é produtor de holofote, não se mostra nas massas, segue objectivo e foco em oferecer vinhos genuínos e que são fiéis ao terroir de origem e património herdado, vinhos para verdadeiros apreciadores de vinhos bairradinos de espinha clássica.


Vacariça Baga 2010. Um Baga da colheita de 2010 espelha um estilo e comportamento duro aquando é lançado, rijo, verde, que se mostra agora mais íntegro e apetecível passados 10 anos, com tanino fino e seco, ligeiramente vegetal. Não esconde às cegas que casta é, pouca fruta em nariz e em boca. Revela muita profundidade, ligeira sensação de tonel no final de boca pouco perceptível, requer comida e acompanhamento à mesa adequados, está para durar pelo que mostra, um verdadeiro Anticristo dos enófilos diabéticos.


Castas: Baga


Região: Bairrada


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 14€


Quinta da Vacariça Baga 2010


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo