• Nelson Moleiro

Verónica Ortega Cobrana 2017


Verónica Ortega Cobrana 2017

Verónica Ortega, uma das produtoras e enólogas da nova geração em franca expansão em Espanha, uma das figuras em destaque e com mais interesse no panorama dos vinhos de Bierzo. É um projecto que tenho vindo a acompanhar vivamente, e com destaque crescente nos últimos dois anos. Já falei do vinho que a trouxe para a ribalta, ROC, que poderão ver um pouco mais em detalhe aqui.


Verónica Ortega Cobrana 2017, exemplar com leveza, pureza, sedutor. Nariz muito conciso na fruta fresca em bom estado de maturação, harmonioso com mineral de fundo e uma sensação aromática algo surpreendente a carne, muito ligeira, a lembrar os aromas de alguns Syrah ainda em fase jovem. Na boca, elegante, sedoso, muito moderado no álcool, com tanino fino e macio, não vive do virtuosismo de um final de boca largo e prolongado. A acidez e frescura integram o fruto limpo e de primeiríssima qualidade, um estilo borgonhês que é música para os meus ouvidos, um Mencía de recorte.

VO Cobrana é elaborado de pequenas parcelas com cerca de 90 anos na pequena vila de Cobrana no Bierzo Alto a cerca de 750 metros de altitude. Os solos são de xisto decomposto e argila. Estamos perante uma das zonas mais frescas de Bierzo, onde existe também a tradição de plantar e misturar uma pequena percentagem de uvas brancas na vinha. O Cobrana contém cerca de 75% de Mencía e 25% de uma mistura de uvas brancas, Doña Blanca, Palomino, Godello, entre outras. Este blend permite aportar mais acidez, frescura e tensão ao conjunto, além de que se usam os cachos inteiros na fermentação, a presença de algum engaço confere alguma adstringência e vegetal, a Mencía dá-lhe volume e fruta. O vinho permanece depois em estágio cerca de um ano em ânforas e barricas usadas.


São vinhos que precisam de algum tempo para integrarem e tornarem-se mais redondos, mas que com algum tempo de garrafa ganham finura e elegância.


Castas: Mencía (75%), Doña Blanca, Palomino, Godello, entre outras (25%)


Região: Bierzo

Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 22€




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle