• Nelson Moleiro

Verónica Ortega La Llorona 2019


Verónica Ortega La Llorona 2019
Verónica Ortega La Llorona 2019

Godello tem sido uma uva que me desperta um interesse crescente nas suas melhores expressões e referências, óptimas relações qualidade-preço para a dimensão que oferece. Nesse sentido, o CAL de Verónica Ortega ou algumas referências de Raul Pérez são exemplos imperdíveis, manifestação de excelência do comportamento desta uva nativa no terroir de Bierzo, onde destaco o La del Vivo à cabeça pelo preço que é vendido e a qualidade que tem. À medida que vou conhecendo e tendo mais experiência de prova em diferentes colheitas, ganhei uma ideia, onde posso ter alguma razão, ou então estar redondamente enganado. Associo em muitos vinhos semelhanças de Godello ao Encruzado no Dão, acho vinhos com características semelhantes, onde a grande diferença é que os Encruzados precisam de mais tempo, em novos são mais fechados.


Verónica Ortega La Llorona 2019, muito fresco e mineral no nariz, limpo, com um floral muito muito ligeiro, mas onde se evidencia a identidade terrosa. Boca muito aberta com acidez bem viva, seco e vibrante, mais directo que o CAL, talvez não tenha a mesma matéria, complexidade e acidez mas é aos meus olhos uma jóia, um vinho pleno de discrição e delicadeza, toda a expressão vinosa e de autenticidade que reflecte o terroir, o local, com aquela austeridade genuína com selo a vinho, que limpa um bom prato à mesa, seco e com um amargor de final de boca. Ganhará com a guarda em garrafa mas já se bebe lindamente.


Vinhas com cerca de 35 anos em solos arenosos na localidade de Pieros, localizada a uma altitude de cerca de 500 metros. As uvas são desengaçadas, ligeira e curta maceração pelicular e susequente estágio de 15 meses em diferentes tipos de barricas e inox, dando depois lugar ao lote final.


Castas: Godello


Região: Bierzo, Espanha


Teor Alcoólico: 12,% Vol


PVP: +/- 24,50€


Verónica Ortega La Llorona 2019

Verónica Ortega La Llorona 2019

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo