• Nelson Moleiro

Viña de Martín Escolma 2014


Viña de Martín Escolma 2014

Luis Anxo Rodríguez Vásquez é nome que brilha na D.O. Ribeiro na Galiza, produz dos melhores vinhos naquela região, uma sub-região galega que tem vivido na sombra das Rías Baixas, mas que tem prosperado gradualmente e nos dias que correm sedimenta o seu lugar no panorama vínico com projectos sólidos, vinhos de qualidade, distintos e de carácter próprios. A sub-região de Ribeiro, de forma a que nos situemos de uma forma grosseira, é uma zona que se situa entre as Rías Baixas e a Ribeira Sacra, ligeiramente acima do Parque Nacional Peneda-Gerês.


A vantagem para o consumidor, quando determinados vinhos e suas respectivas regiões de origem estão afastados da ribalta, é que se provam e compram boas referências a preços cordatos, o que não é o caso particular deste Viña de Martín Escolma 2014 já que é um vinho com preço médio-alto. Este lote de Treixadura, Albariño, Lado e Torrontés, é elaborado com uvas das vinhas mais velhas, plantadas em solos pobres e de baixíssimos rendimentos. Cada parcela fermenta e estagia separadamente em barricas de carvalho durante um ano, e só após esse período se mistura e engarrafa o lote. As garrafas estagiam então cerca de três anos antes de serem lançadas para o mercado.


A cor do vinho é maravilhosa, um dourado límpido, mas que para alguns comparsas enófilos seria sinal de funeral antecipado. O nariz tem uma harmoniosa sensação de fruta madura, citrinos, alguma fruta branca de caroço, desenvolto e complexo. Tostados muito sóbrios, e nuances de especiarias discretas envolvidas na fruta. A boca é super larga no sentido que cobre todo o palato, cremosa, uma mineralidade incisiva que suporta e coloca o vinho num patamar superior, acidez precisa, frescura e de final super longo. Este é um grande vinho, dos melhores vinhos brancos que já provei na Península Ibérica, obviamente na minha esfera pessoal de opinião e conhecimento.


Castas: Treixadura, Albariño, Lado e Torrontés


Região: Ribeiro, Galiza


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 35€


#Ribeiro #Galiza #VinhoBranco





© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle