• Nelson Moleiro

Vico 2014


Vico 2014
Vico 2014

Raúl Perez é nome incontornável do universo vínico espanhol, estrela na produção de vinhos da sub-região de Bierzo, sua terra natal. Uma fama que nos últimos anos escalou exponencialmente, quanto mais contacto com o seu trabalho numa análise retrospectiva de vinhos com tempo de garrafa, mais concluo que Raúl procura simplesmente produzir vinhos de excelência respeitando o terroir de origem. É afinal de contas um agitador, que conseguiu levar e mostrar além fronteiras a riqueza dos Mencía e Godellos bercianos.

Vico foi uma referência que criou sobretudo para exportação no mercado americano, entretanto descontinuado,

onde nos dias de hoje, as uvas são usadas certamente para fazer outros vinhos disponíveis no mercado.


Vico 2014 tem aroma delicioso, fruta negra madura e algum balsâmico, em boca explosão de fruta vermelha madura, uma leve adstringência que resulta do uso parcial de cacho inteiro que lhe confere um lado vegetal extra em plena harmonia com a fruta. Mais acidez que esperava, também com mais volume, profundo, com dimensão, carnudo e, aqui e ali, alguma especiaria e balsâmicos da barrica.


Mais um exemplo concreto que estes Mencías envelhecem muito bem, e que a cotação crítica das colheitas é relativa, um ano que é rotulado de supostamente menos bom, ou o inverso, torna-se muitas vezes relativo, talvez este 2014 estivesse mais verde nos primeiros anos, e agora na sua curva evolutiva apresenta-se num óptimo patamar qualitativo de degustação. Os Mencías ombreiam com a Pinot Noir da Borgonha em termos de relação preço-qualidade, neste exemplar concreto até o colo mais ao estilo do Rhône. Sorte de quem foi fazendo garrafeira com exemplares nesta última década, eu já vim tarde, o paradigma está a mudar, os preços a escalar em virtude do reconhecimento e visibilidade cada vez mais evidentes e à escala global.

Castas: Mencía

Região: Bierzo


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 22€


Vico 2014

Vico 2014

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo