top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

Vidonia 2018


Suertes del Marqués Vidonia 2018
Suertes del Marqués Vidonia 2018

Vinhos de terroir vulcânico surgem por aqui imensas vezes, um estilo que fui ganhando apreço à medida que aprofundei o meu conhecimento e experiência vínica. Falar da diferenciação e singularidade dos vinhos Canários já é algo repetitivo para mim, sou ávido consumidor de vinhos das Canárias, Bodegas Suertes del Marqués e Envínate. O Vidonia, é dos vinhos brancos que mais atenção me desperta, a minha escolha pessoal nos brancos. Tenho bebido a referência desde a colheita de 2015, quando o conheci, o 2017 está no topo das minhas preferências, houve um incremento qualitativo notório com a colheita de 2016, vinhos muito mais equilibrados e contidos na expressão vulcânica, maior elegância, afinação e finesse, sempre mantendo a acidez e salinidade insulares.


Desta vez provo a colheita de 2018, a mais recente no mercado, num momento de prova que acho apropriado, já com algum estágio em garrafa a permitir integração total. O Vidonia 2018 segue muito o que se fez com o 2017, talvez note menos profundidade em boca, mas isto é tentar encontrar alguma distinção que separe duas colheitas que coloco na mesma linha de prova. Tem boa estrutura, salino e mineral, com expressão de frutos citrinos bem alinhados com os aromas de pedra vulcânica e pólvora, boca com largura e amplitude, densa, mas com frescura imensa. Para quem aprecia o estilo vulcânico, este vinho é obrigatório na garrafeira.


Elaborado a partir de uma casta branca nativa, Listán Blanco, vinhas centenárias plantadas em solos pobres de origem vulcânica e de baixíssimo rendimento. Na vinificação procede-se à fermentação espontânea em barricas de carvalho francês de 500 litros, com posterior estágio de cerca de 11 meses.


Castas: Listán Blanco


Região: Ilhas Canárias, Tenerife


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 26€


#Canárias #Tenerife #SuertesdelMarqués #Espanha #VinhoBranco



Suertes del Marqués Vidonia 2018


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page