• Nelson Moleiro

Vincent Carême Vouvray Le Clos 2012


Vincent Carême Vouvray Le Clos 2012

Vincent Carême é um dos nomes em expansão na nova geração de produtores biodiâmicos do Loire, um dos tesouros na região de Vouvray. Vincent e Tania Carême herdaram alguns hectares de vinhas familiares mesmo nos arredores de Tours, mas foram adquirindo e arrendando outras parcelas na região. São a paixão de Vincent que utiliza quase exclusivamente uva Chenin Blanc na produção dos seus vinhos, espumantes e vinhos brancos tranquilos. A vinha Le Clos é a vinha premium do Domaine, de onde sai o encantador Vincent Carême Vouvray Le Clos 2012. Convido-os a provarem outros vinhos deste produtor, inclusivé o crémant elaborado segundo o método ancestrale. O COVID-19 trocou-me as voltas, teria estado a visitar o espaço de Vincent e a provar os seus vinhos no passado mês de Abril, mas tudo a seu tempo, chegará a hora.


Quem conhece os vinhos de Carême sabe que adoptam um perfil mais oxidativo, um estilo muito próprio, complexo, mas com acidez e frescura magníficas, segredos do terroir do Vale do Loire. A garrafa de Le Clos 2012 que bebi recentemente atingiu a maturidade, um vinho em fase sénior, com notas oxidativas no aroma, citrinos, estrutura, completo. A belíssima acidez dá-lhe um final de boca salivante que compensa o açúcar residual (cerca de 4 gramas por litro) e confere frescura ao conjunto. Ao início temos a sensação de doçura na mucosa palatina, mas a acidez e mineralidade permite que se alcance um final de boca seco, com presença de herbáceo à mistura com a fruta citrina madura. Perfil complexo, generoso, cheio e salivante. O Le Clos é a meu ver um dos Chenin do Loire com melhor relação preço-qualidade, no estilo em que se insere.


A fermentação e maturação decorre parcialmente em ânforas de cerâmica, e o restante em barricas antigas de carvalho francês de 400 litros.


Castas: Chenin Blanc


Região: Vouvray, Loire, França


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 23€


#CheninBlanc #Loire #Vouvray #VinhoBranco



© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle